ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Cidades

Diadema terá protesto nesta quinta contra diretora de escola estadual

Manifestantes alegam perseguição ao quadro de docentes; Secretaria de Estado da Educação afirma que investiga caso

Gislayne Jacinto
Última atualização: 27/05/2022 17:02
Por Gislayne Jacinto
Publicado 25/05/2022
Compartilhar

Manifestantes alegam perseguição ao quadro de docentes; Secretaria de Estado da Educação afirma que investiga caso

fachada da escola Sylvia Ramos Esquível
Manifestantes contestam atuação da diretora da Escola Estadual Sylvia Ramos Esquível, que fica na rua Safira, em Diadema.  Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (26/05) haverá um protesto na Câmara de Diadema para denunciar suposta perseguição de uma diretora ao quadro docente da  Escola Estadual Sylvia Ramos Esquível, que fica na rua Safira, em Diadema.  

“Desde o começo do ano, A.M., diretora da Escola Estadual Sylvia Ramos Esquível, tem sido denunciada por assédio moral e perseguições por parte do corpo docente. Os professores da Escola localizada em Diadema, tem relatado perseguições diárias por parte da diretora, que tem articulando a demissão de professores com rendimento pedagógico inquestionável e que se dedicam com o bem-estar da escola, dos educandos e da comunidade escolar”, afirmam os organizadores do ato.

Segundo os professores, as perseguições  teriam começado no formato de ameaças verbais e implementação de advertências, sem nenhum motivo aparente. De acordo com eles, a ação mais grave de perseguição comandada pela gestão teria ocorrido nas últimas semanas, quando a diretora A.M. pediu a extinção contratual de dois professores da rede, e afirmou ainda que outros três professores passariam pelo mesmo processo. O motivo da extinção do contrato, segundo relatos, se deve aos professores terem permitido que jovens estudantes fizessem uma passagem em sala de aula com objetivo darem um recado aos demais alunos e, quando indagados, os estudantes afirmaram ter autorização da gestão para isso.

Em uma carta, assinada por diversos apoiadores da rede e por munícipes e entidades de Diadema do Grande ABC, o corpo docente afirma que têm tentando diariamente cumprir com suas tarefas na escola, realizando suas aulas e atividades com os alunos, mas alegam que as perseguições vêm se arrastando há meses, que a escola tem sofrido com “um duro processo de demissões articulado pela direção da escola, e que agora, além de correrem o risco de também perderem seus empregos, os cinco professores ainda teriam sido intimidados a prestar depoimentos na delegacia, como se fossem autores de um crime”.

Uma das professoras que se diz perseguida nesse processo já foi afastada da Escola e os alunos que tinham seu ensino acompanhados por ela, ao invés de terem a reposição de um novo professor, tem assisto à disciplina através de vídeo aulas, transmitidas em sala por um pendrive.

“Considerando que as perseguições e que o encaminhamento dado à direção aos cinco professores são indevidas, e na tentativa de uma volta à normalidade para que possam seguir com suas aulas a atividades pedagógicas sem sofrerem retaliação, os professores da Escola estão convocando um ato para dia 26/06, quinta-feira, às 16h, em frente a Câmara de vereadores para pedir apoio aos parlamentares da cidade”, dizem os organizadores da manifestação.

Outro lado

A Secretaria de Educação do Estado (Seduc-SP) informa que foi aberta a apuração preliminar para averiguar o caso onde todas as partes serão ouvidas. “As atividades na unidade seguem normalmente. A Diretoria de Ensino de Diadema e a escola seguem à disposição da comunidade escolar e autoridades para mais esclarecimentos”, concluiu nota da Pasta.

Tags:diretoradocentesescola estadualmanifestaçãoNotícias da cidade de Diademaperseguiçãoṕrofessores

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior prefeito orlando morando no Bom Prato Governador e prefeito inauguram 2ª unidade do Bom Prato em São Bernardo
Próximo artigo marcos mion Marcos Mion testa positivo para Covid e cancela gravações do Caldeirão

Últimas notícias

Novo Hotel reforça estrutura de hospedagem e impulsiona vocação turística de Ribeirão Pires
Novo Hotel reforça estrutura de hospedagem e impulsiona vocação turística de Ribeirão Pires
04/12/2025
fachada do Carrefour da av. Maria Servidei Demarchi
Cliente morre após mal súbito, e Carrefour de São Bernardo do Campo fecha as portas
04/12/2025
GCM Mauá captura procurado no Jardim Rosina e apoia ação da Polícia Civil contra o tráfico
GCM Mauá captura procurado no Jardim Rosina e apoia ação da Polícia Civil contra o tráfico
04/12/2025
GCM de Diadema ganha novas viaturas e motos em mais uma entrega pelo aniversário da cidade
GCM de Diadema ganha novas viaturas e motos em mais uma entrega pelo aniversário da cidade
04/12/2025
Motorista de São Bernardo se envolve em acidente que deixou duas pessoas sem vida
Motorista de São Bernardo se envolve em acidente que deixou duas pessoas sem vida
04/12/2025

Recomendadas

Câmeras flagram minutos finais de casal executado em Mauá.
MauáCidades

Câmeras flagram minutos finais de casal executado em Mauá; carro do autor também é registrado

04/12/2025
Em Sto.André, trio é detido após identificação de carro 'escolta' ligado a crimes na Av. dos Estados
CidadesSanto André

Em Santo André, trio é detido após identificação de carro ‘escolta’ ligado a roubos e furtos

04/12/2025
São Bernardo entrega mais 10 ônibus que vão atender linhas do Irajá e Taboão
São BernardoCidades

São Bernardo entrega mais 10 ônibus que vão atender linhas do Irajá e Taboão

04/12/2025
Diadema conclui entrega gratuita de 184 óculos para estudantes da rede municipal
DiademaCidades

Diadema conclui entrega gratuita de 184 óculos para estudantes da rede municipal

04/12/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?