ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Cidades

Sto.André e Mauá têm ações no Dia de Combate ao Abuso Sexual Infantil

Atividade contou com a participação de agentes de saúde e conselheiros tutelares de Santo André; em Mauá são promovidas palestras

Gislayne Jacinto
Última atualização: 21/05/2022 00:14
Por Gislayne Jacinto
Publicado 18/05/2022
Compartilhar

Atividade contou com a participação de agentes de saúde e conselheiros tutelares de Santo André; em Mauá são promovidas palestras

caminhada em Santo André
Atividade contou com a participação de agentes de saúde e conselheiros tutelares de Santo André. Foto: Divulgação/PMA

Santo André e Mauá realizaram nesta quarta-feira (18) ações para conscientizar sobre a importância do combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes.

A Secretaria de Cidadania e Assistência Social de Santo André, por meio dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social), em parceria com entidades sociais do município, fez uma caminhada.

Além das crianças, a atividade contou com a participação de agentes de saúde e conselheiros tutelares. Durante a caminhada pelos bairros, as instituições utilizaram bexigas, apitos e materiais educativos sobre o tema e a divulgação do número para denúncias, o Disque 100.

“Esta sensibilização é muito importante para a cidade, principalmente neste momento de pandemia que atravessamos, onde percebemos um aumento muito significativo na incidência destas situações. Os munícipes necessitam deste conhecimento, e também precisam de orientações sobre denúncias e como é possível buscar a garantia de direitos das nossas crianças e adolescentes”, destaca o secretário de Cidadania e Assistência Social, Marcelo Delsir.

A iniciativa organizada pelos Cras, em conjunto com as entidades sociais que realizam os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos no município, contou com aproximadamente 450 crianças e adolescentes e suas famílias, além de moradores dos territórios de abrangência dos serviços que se uniram a esta causa.

Os percursos foram organizados nos territórios de abrangência dos Cras, que realizaram uma atividade lúdica com as famílias, de chamada ao compromisso com a denúncia e enfrentamento desta violência.

O objetivo principal foi dar voz às crianças e adolescentes, protagonizando o direito a uma infância e crescimento sem violências. Com barulho de apitos e distribuição de frases estimulando a denúncia no Disque 100, os participantes mostraram que é possível fazer a diferença e prevenir violências em geral.

caminhadas na comunidade
Ações em comunidade marcam Dia de Combate ao Abuso Sexual Infantil. Foto: Divulgação/PSA-Helber Aggio

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil

A data, comemorada em 18 de maio, foi instituída em 2000 pelo projeto de lei 9970/00. A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.

 

Mauá

Nesta quarta-feira, Mauá também promoveu a conscientização sobre o tema e a Prefeitura também promoverá palestras e atividades para a comunidade. O intuito do trabalho é difundir informação e, assim, prevenir a ocorrência desses crimes. Os participantes são divididos em grupos segundo a faixa etária e a abordagem das atividades é adequada para cada grupo etário. A ação já foi feita no Recanto Tia Célia e nos CRASs (Centros de Referência de Assistência Social) Zaíra e Oratório. As atividades, desenvolvidas pelas equipes da Secretaria de Assistência Social, ainda serão realizadas nos demais CRASs da cidade.

A violência sexual é definida como qualquer conduta que constranja a criança ou o adolescente a praticar ou presenciar conjunção carnal ou qualquer outro ato libidinoso, inclusive exposição do corpo em foto ou vídeo por meio eletrônico ou não.

O abuso de menores é, em muitos casos, um crime velado, que causa medo e vergonha à  vítima. É importante que a família fique atenta aos sinais de que as crianças ou os adolescentes apresentam quando expostos a essa violência, como mudança repentina de comportamento. Outras reações comuns são: rejeição súbita a um determinado sujeito (o possível abusador); regressão a comportamentos infantis; sonolência excessiva; perda ou excesso de apetite; evasão escolar; baixa autoestima e isolamento social.

Quem tiver conhecimento ou suspeita de que alguma criança ou adolescente sofreu ou passa por situações de exploração sexual deve denunciar o caso por meio de um dos seguintes canais:
– Disque 100 – Direitos Humanos;
– CREAS Mauá – 4512-7731
– Conselho Tutelar de Mauá – 4512-7725 / 4513-7555.

Tags:caminhadaExploração Sexual Infantilmauápalestrassanto andré

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior embalagem do leite condensado Moça Nestlé sofre críticas após nova formula de leite de condensado
Próximo artigo fachada da UBS Alves Dias Em S.Bernardo, UBS Alves Dias inicia atendimento de urgência a partir das 19h

Últimas notícias

Stuppendo Gelateria, do chef Edu Guedes, inaugura em Santo André 1ª unidade do ABCD
Stuppendo Gelateria, do chef Edu Guedes, inaugura em Santo André 1ª unidade do ABCD
07/12/2025
Vigilância sanitária interdita para venda 636 garrafas de bebidas em adega e supermercado de Diadema
Primeiro caso de intoxicação por metanol é confirmado em Mauá
07/12/2025
Prefeito de Diadema entrega ampliação do Hospital de Piraporinha com 23 novos leitos
Prefeito de Diadema entrega ampliação do Hospital de Piraporinha com 23 novos leitos
07/12/2025
Acidente tira a vida do sertanejo Mauri, irmão de Chitãozinho & Xororó
Acidente tira a vida do sertanejo Mauri, irmão de Chitãozinho & Xororó
07/12/2025
Marcelo Lima recepciona candidatos do 2º vestibular da Faculdade Municipal São Bernardo
Marcelo Lima recepciona candidatos do 2º vestibular da Faculdade Municipal São Bernardo
07/12/2025

Recomendadas

Prefeito Taka inaugura o SIM - Saúde Integrada da Mulher
DiademaCidades

Prefeito Taka inaugura o SIM – Saúde Integrada da Mulher

07/12/2025
Homem tira a vida da ex-companheira em Diadema
DiademaCidades

Homem tira a vida da ex-companheira em Diadema

07/12/2025
Feminicídio em Santo André: ex-marido tira a vida de de farmacêutica
Santo AndréCidades

Feminicídio em Santo André: ex-marido tira a vida de de farmacêutica

07/12/2025
Prefeito Taka anuncia UPA no bairro Eldorado, em Diadema
DiademaCidades

Prefeito Taka anuncia UPA no bairro Eldorado, em Diadema

07/12/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?