ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

Mauá inaugura Centro de Referência da Mulher em Situação de Violência

Sede do Viva Maria oferece assistências psicológica e social, além de assessoria jurídica e monitoramento de casos de violência

Gislayne Jacinto
Última atualização: 11/03/2022 13:55
Por Gislayne Jacinto
Publicado 08/03/2022
Compartilhar

Sede do Viva Maria oferece assistências psicológica e social, além de assessoria jurídica e monitoramento de casos de violência  

inauguração do Viva Maria
Mauá inaugura Centro de Referência da Mulher em Situação de Violência. Foto: Divulgação



Nesta terça-feira (08/03), Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Mauá inaugurou o Viva Maria — Centro de Referência no Atendimento à Mulher em Situação de Violência. O espaço, que também será a sede administrativa da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, tem localização estratégica, na Rua Santa Cecília, 489, Bairro Matriz, ao lado do 1º DP (Distrito Policial) de Mauá.

Segundo Celma Dias, vice-prefeita e secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Mauá entra para um grupo de cidades que atuam em defesa das mulheres. “O Brasil tem mais de cinco mil municípios e, infelizmente, apenas poucas centenas têm um centro de referência no atendimento às mulheres vítimas de violência. Mas é um orgulho saber que Mauá está entre elas,” disse.

Com estrutura e equipe acolhedora, o Viva Maria oferece assistências psicológica e social, além de assessoria jurídica e monitoramento de casos de violência contra a mulher. O fortalecimento dessa área é um compromisso da atual gestão. Apenas no primeiro ano de atuação, iniciada em janeiro de 2021, 118 atendimentos foram realizados, um aumento de 293% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Nos dois primeiros meses de 2022 já foram realizados 45 atendimentos.

O prefeito Marcelo Oliveira reforçou o posicionamento do governo em defesa dos direitos da mulher. “Na nossa sociedade, não basta não ser machista. Temos de lutar pra acabar com o machismo. É preciso trabalhar para garantir políticas públicas para as mulheres, a inserção delas no mercado de trabalho e oferecer todo o apoio necessário. A mulher tem de estar onde ela quiser. Na diretoria das empresas, na política, onde for,” afirmou.

A lei que criou o Viva Maria foi sancionada em novembro de 2021, primeiro ano da nova gestão, e potencializou as ações do chamado SUAMM (Sistema Único de Assistência à Mulher de Mauá), resultado da união dos serviços públicos oferecidos pelas esferas municipal, estadual e federal, que atuam na repressão e na prevenção à violência contra a mulher, a exemplos das secretarias municipais de Saúde, de Assistência Social, de Trabalho e Renda, de Educação, de Habitação, além das patrulhas Maria da Penha (tanto da Guarda Civil Municipal quanto da Polícia Militar) e da Defensoria Pública.

O contato com a equipe pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (11) 4512-7706 ou pelo e-mail [email protected].

Quem sofrer ou flagrar violência doméstica pode denunciar, ligando para os números da Patrulha Maria Penha da GCM (153) ou da Patrulha Maria da Penha da Polícia (190).

É importante frisar que a luta das mulheres por igualdade, garantia de direitos e contra a violência de gênero continua necessária, mesmo mais de 100 anos após o seu início. Segundo informações históricas, o estopim para o movimento teria ocorrido em 1911, após o incêndio em uma fábrica de Nova Iorque (Estados Unidos), onde cerca de 130 trabalhadoras morreram carbonizadas. Embora a comemoração já tenha se tornado tradicional a partir dos anos 1960, a data somente foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas) a partir de 1975.

Tags:centro de referênciainauguraçãomauáprefeiturasedeviolência contra a mulher

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior hospital piraporinha de diadema Homem é atingido com tiro no olho após irmão brigar em bar em Diadema
Próximo artigo plenário da câmara de são caetano S.Caetano derruba inconstitucionalidade de projeto sobre pobreza menstrual

Últimas notícias ABC Paulista

Serviço pioneiro de São Bernardo, Instituição de Longa Permanência para Idosos – Grau III acolhe seus sete primeiros moradores
Serviço pioneiro de São Bernardo, Instituição de Longa Permanência para Idosos – Grau III acolhe seus sete primeiros moradores
31/08/2026
São Paulo
Com Hernanes, São Paulo começa a se preparar para enfrentar o Atlético
01/09/2026
Palmeiras abel
Abel Ferreira pode ser suspenso por 6 jogos após denúncia do STJD
01/09/2026
Falso juiz preso no ABC já foi candidato a prefeito no interior de SP e declarou patrimônio de R$ 91 milhões
01/09/2026
santos
Santos conclui negociação de Robinho Jr.
01/09/2026

Recomendadas

Identificada mulher trans decapitada e encontrada em mala em São Bernardo: Kethallyn tinha 37 anos
São BernardoCidades

Identificada mulher trans decapitada e encontrada em mala em São Bernardo: Kethallyn tinha 37 anos

01/09/2026
Santo André entrega obra viária no bairro Jardim para melhorar fluidez no trânsito
Santo AndréCidades

Santo André entrega obra viária no bairro Jardim para melhorar fluidez no trânsito

01/09/2026
São Caetano é a cidade mais sustentável do Brasil entre os municípios com mais de 10 mil habitantes
São CaetanoCidades

São Caetano é a cidade mais sustentável do Brasil entre os municípios com mais de 10 mil habitantes

01/09/2026
Fiorino escapa de cabo de aço de guincho, bate em van e veículo fica inclinado sobre canteiro na avenida Luiz Pequini
São BernardoCidades

Fiorino escapa de cabo de aço de guincho, bate em van e veículo fica inclinado sobre canteiro em São Bernardo

01/09/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?