ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

Mais de 50 edifícios de Sto.André já aderiram ao Meu Condomínio Recicla

Projeto do Semasa tem o objetivo de ampliar a coleta seletiva

Gislayne Jacinto
Última atualização: 11/08/2021 09:24
Por Gislayne Jacinto
Publicado 04/08/2021
Compartilhar

Projeto do Semasa tem o objetivo de ampliar a coleta seletiva

Mais de 50 edifícios de Sto.André já aderiram ao Meu Condomínio Recicla. Foto: Divulgação

O projeto Meu Condomínio Recicla, realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), já está presente em mais de 50 edifícios residenciais de Santo André. A iniciativa da autarquia visa ampliar o volume de resíduos destinados à coleta seletiva e, com isso, aumentar a reciclagem e a vida útil do Aterro Sanitário Municipal.

Lançando em junho, o projeto foi financiado em parte com verba oriunda do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano e contempla as premissas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas, para as Cidades Sustentáveis. Neste sentido, a iniciativa também beneficia diretamente os 120 cooperados que atuam nas duas cooperativas de reciclagem de Santo André, que tiram sua renda por meio da triagem e venda de materiais recicláveis.

“Com este projeto, queremos impactar aproximadamente 5 mil moradores de edifícios de Santo André. Ao favorecer o aumento do volume de recicláveis, a nossa expectativa é ampliar em 10% o índice de recuperação de resíduos, além de sensibilizar os munícipes no sentido de envolvê-los em relação às problemáticas da geração de resíduos”, explica o superintendente do Semasa, Gilvan Junior. Atualmente, o índice de reaproveitamento do lixo reciclável é de 61%.

Ao aderir ao Meu Condomínio Recicla, o empreendimento recebe a instalação de PEVs (Postos de Entrega Voluntária), que são equipamentos com saco de ráfia especialmente preparados para receber resíduos secos. Além disso, o Semasa entrega uma caixa de reciclagem para cada unidade condominial, o que facilita a separação em cada apartamento, e oferece um selo de participação ao prédio, que pode ser afixado nas áreas comuns, permitindo que todos os moradores estejam cientes do trabalho e da importância da separação de resíduos. Os condomínios participantes garantem ainda um canal permanente de contato com a equipe de coleta, que recebe dúvidas, sugestões e indicações de melhorias.

“Me interessei pela ação para entender melhor como funciona e para que nós pudéssemos contribuir de forma efetiva com a reciclagem, contribuindo para a melhora do meio ambiente. Nós já participamos da coleta seletiva, mas este projeto chamou ainda mais a atenção dos moradores, principalmente porque o espaço de destinação de resíduos ficou maior”, comemora Euclides Evangelista Junior, síndico do Condomínio Residencial Eleganza, no bairro Campestre. Segundo ele, o projeto também foi fundamental para esclarecer dúvidas dos moradores, principalmente sobre alguns materiais que podem ou não ser reciclados.

Síndicos interessados em participar da iniciativa podem acessar a página do Semasa, em bit.ly/meucondominiorecicla, e realizar o pedido de implantação de forma online. A equipe do Departamento de Resíduos Sólidos da autarquia recebe a solicitação e faz o contato com os responsáveis para vistoriar o edifício e indicar a melhor forma de implantação.

Tags:condomíniosedifíciosprefeituraprogramareciclagemsanto andrésemasa

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Carla Morando garante casa própria para 55 famílias em São Bernardo
Próximo artigo Estado de SP tem 346 cidades sem óbitos por covid na última semana

Últimas notícias ABC Paulista

sao paulo
São Paulo volta aos treinos, mas pode ter desfalque de peso no ataque
13/10/2026
Palmeiras
Cria do Palmeiras tem contrato rescindido após agressão e acusação de racismo em Portugal
13/10/2026
Lula promete expandir Pé-de-Meia para universitários caso seja reeleito
Lula promete expandir Pé-de-Meia para universitários caso seja reeleito
13/10/2026
santos neymar
Santos: Neymar volta aos treinos e reforça o time contra o Fluminense
13/10/2026
Endrick
Endrick não sai do Real Madrid, garante Mourinho
13/10/2026

Recomendadas

Corpo embalado é encontrado sob retorno da Rodovia Anchieta em São Bernardo
São BernardoCidades

Corpo embalado é encontrado sob retorno da Rodovia Anchieta em São Bernardo

13/10/2026
Menino de 9 anos sofre corte no pescoço por linha com cerol enquanto brincava em praça de São Bernardo
São BernardoCidades

Menino de 9 anos sofre corte no pescoço por linha com cerol enquanto brincava em praça de São Bernardo

13/10/2026
Coronel aposentado de 93 anos é investigado após colisão na Imigrantes e ameaças a PMs
São BernardoCidadesSão Paulo

Coronel aposentado de 93 anos é investigado após colisão na Imigrantes e ameaças a PMs

13/10/2026
Santo André registra saldo positivo na abertura de empresas pelo terceiro trimestre consecutivo
Santo AndréEconomia

Santo André registra saldo positivo na abertura de empresas pelo terceiro trimestre consecutivo

13/10/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?