ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

SP registra 3 casos confirmados para coronavírus na Capital

Pacientes confirmados foram infectados na Europa; há também um caso possível que passará por contraprova do Instituto Adolfo Lutz

Gislayne Jacinto
Última atualização: 04/03/2020 20:11
Por Gislayne Jacinto
Publicado 04/03/2020
Compartilhar

Pacientes confirmados foram infectados na Europa; há também um caso possível que passará por contraprova do Instituto Adolfo Lutz

 

Pacientes confirmados foram infectados na Europa; há também um caso possível que passará por contraprova do Instituto Adolfo Lutz. Foto: Divulgação/

 

A Secretaria de Estado da Saúde registrou nesta quarta-feira (04/03) um novo caso confirmado do novo coronavírus (COVID-19). Até o momento não há mudança na situação estadual, pois não existe evidência de circulação sustentada do vírus no território paulista.

O caso confirmado foi atendido e diagnosticado pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), que já integra a rede de diagnósticos definida pelo Ministério da Saúde. Tem 46 anos de idade e histórico de viagem para a Itália, Áustria, Alemanha e Espanha. Desembarcou no Brasil no dia 1º de março, procurou atendimento médico com sintomas de tosse, coriza e desconforto na garganta e nesta quarta-feira teve a confirmação para COVID-19. As duas primeiras confirmações também foram diagnosticadas no HIAE. Todos estão bem, em isolamento domiciliar, e tiveram histórico de viagem para a Europa.

Também será realizada a contraprova de um possível caso, que fez o exame em laboratório privado. A amostra ainda será analisada pelo Instituto Adolfo Lutz, conforme protocolo do Ministério da Saúde. Está em isolamento domiciliar.

Hoje, SP registra 135 casos suspeitos e outros 131 descartados por meio de análise laboratorial.

PERGUNTAS E RESPOSTAS: TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE O CORONAVÍRUS

Países em monitoramento

Na última terça-feira (3), o Ministério da Saúde ampliou para 27 o número de países que estão na lista de locais monitorados. Agora, a lista inclui países que apresentam transmissão local do coronavírus, como Alemanha, Austrália, Canadá, China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Croácia, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Indonésia, Irã, Itália, Japão, Malásia, Noruega, Reino Unido, Singapura, Suíça, Tailândia e Vietnã e San Marino (este último em análise pelo Ministério). Filipinas e Camboja não têm transmissão local mas estão na região com casos da doença.

Portanto, pessoas que apresentarem febre mais pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar) e com histórico de viagem para os locais citados nos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sintomas poderão ser considerados casos suspeitos.

Vigilância laboratorial

Conforme definido pelo Ministério, todos os laboratórios públicos ou privados que identificarem casos confirmados pela primeira vez, adotando o exame específico para SARS-CoV2 (RT-PCR, pelo protocolo Charité), devem passar por validação de um dos três laboratórios de referência nacional, a saber: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ), Instituto Evandro Chagas da Secretaria de Vigilância em Saúde (IEC/SVS) no Estado do Pará, e Instituto Adolfo Lutz da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Após a validação da qualidade, o laboratório passará a ser considerado parte da Rede Nacional de Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública, para investigação do Coronavírus.

Combate às fake News

O Governo do Estado criou um site específico para orientar a população sobre o tema e enfrentar a disseminação de fake news: www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus. Nele, é possível encontrar explicações gerais e materiais para download, incluindo um Guia de Prevenção e uma relação de dúvidas frequentes, além de cartazes, vídeos e áudios de entrevistas com especialistas.

0
Tags:capitalcontraprovacoronavírusexameinstituto adolfo lutzresultadosão paulo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Auricchio entrega ônibus e cozinha para a 3ª idade e anuncia 6º Cise
Próximo artigo Vereadora Suely Nogueira faz sessão solene em comemoração ao Dia da Mulher

Últimas notícias ABC Paulista

Pesquisas: Cury salta 10 pontos e chega a 11% puxado por mulheres e idosos
Pesquisas: Cury salta 10 pontos e chega a 11% puxado por mulheres e idosos
01/09/2026
santos neymar arthur
Arthur não poderá jogar na Copa do Brasil; entenda o caso
01/09/2026
Santos
Santos: Saiba os detalhes das rodadas 27 a 30 no Brasileirão
01/09/2026
são Paulo
São Paulo conhece tabela até a 30ª rodada do Campeonato Brasileiro
01/09/2026
palmeiras flaco lopez
Palmeiras conhece tabela até a 30ª rodada do Campeonato Brasileiro
01/09/2026

Recomendadas

Márcio da Farmácia defende criação do Bom Prato Caminhoneiro nas rodovias de São Paulo
PolíticaDiadema

Márcio da Farmácia defende criação do Bom Prato Caminhoneiro nas rodovias de São Paulo

01/09/2026
Com ampliação das ações, São Bernardo registra aumento de 30% nas prisões realizadas pela GCM em 2026
São BernardoCidades

Com ampliação das ações, São Bernardo registra aumento de 30% nas prisões realizadas pela GCM em 2026

01/09/2026
Santo André abre 45 vagas para curso gratuito de curso gratuito com aproveitamento integral dos alimentos
Santo AndréCidades

Santo André abre 45 vagas para curso gratuito de curso gratuito com aproveitamento integral dos alimentos

01/09/2026
Com alerta, Defesa Civil de São Bernardo faz orientações à população para período de tempestades
São BernardoCidades

São Bernardo prepara novo plano contra enchentes e deslizamentos

01/09/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?