ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

Prefeitura de Ribeirão Pires zerou filas de mamografia e tomografia

Rede ganhou novos equipamentos no exercício de 2019 e fez 1,5 mil exames no mamógrafo e 5,3 mil no tomógrafo

Gislayne Jacinto
Última atualização: 26/12/2019 11:44
Por Gislayne Jacinto
Publicado 26/12/2019
Compartilhar

Rede ganhou novos equipamentos no exercício de 2019 e fez 1,5 mil exames no mamógrafo e 5,3 mil no tomógrafo

 

Prefeitura de Ribeirão Pires zerou filas de mamografia e tomografia. Foto: Divulgação/PRP

 

A saúde pública de Ribeirão Pires ganhou novos espaços de atendimentos e  equipamentos que garantiram a ampliação dos serviços na cidade e conseguiram zerar algumas filas.

Uma das novidades implantadas neste ano, o mamógrafo iniciou as atividades dentro do Hospital e Maternidade São Lucas em março, quando a unidade passou a sediar o Centro de Referência à Saúde da Mulher do município. Mais de 1,5 mil exames foram feitos desde então, zerando a fila e reduzindo o tempo de espera para o agendamento da mamografia.

Desde 2017, o São Lucas conta com tomógrafo que zerou a fila de espera e que, desde então, atende 100% da demanda de pacientes nas unidades de saúde de Ribeirão Pires. Mais de 5,3 mil exames foram realizados gratuitamente com o equipamento, que estava, em anos anteriores, sem uso.

“Sob a liderança do prefeito Kiko (Adler Teixeira), reorganizamos e modernizamos a gestão da saúde, trazendo benefícios para centenas de pessoas que utilizam os serviços públicos”, afirmou secretária de Saúde da cidade, Patrícia Freitas

Além de ter se tornado o Centro de Referência à Saúde da Mulher, com equipamentos de última geração para o diagnóstico por imagem, o São Lucas iniciou nesse ano o mutirão da endoscopia, que irá zerar a fila pelo procedimento. Serão realizados mil exames gratuitamente. Desde 2017, a unidade realizou quase 11 mil ultrassons, cerca de 3 mil exames de raio-x, mais de 6.500 cirurgias ginecológicas e pequenos procedimentos cirúrgicos, além de mais de 174 mil exames laboratoriais.

Somente em 2019, o São Lucas realizou quase 1.200 partos. Por meio de parceria celebrada em 2017 com o Grupo São Cristóvão Saúde – sem custos para o município, a unidade da Prefeitura já realizou mais de 2.500 nascimentos. O São Lucas funciona em plena capacidade há três anos – 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Novas unidades e veículos

Duas das obras paralisadas no município até 2016, as Unidades de Saúde da Família da Quarta Divisão e do Jardim Valentina tiveram suas construções retomadas e concluídas, modernizando a estrutura de atendimento e tirando os equipamentos municipais do aluguel. As obras foram realizadas por meio de convênio com o Governo Federal, com investimento de quase R$ 2 milhões.

Desde 2017, nove veículos 0 Km também foram incorporados à frota da Secretaria de Saúde municipal, com investimentos de emendas e repasses de programas federais que totalizam mais de R$ 550 mil. Os carros estão fortalecendo o trabalho das equipes do Programa Saúde da Família (PSE), da Vigilância à Saúde, da Saúde Mental, além da Central de Ambulâncias municipal, que ganhou três novos veículos.

 

Tags:examesmamografiaprefeituraribeirão pirestomografia

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Prazo de livre troca para saque-aniversário do FGTS acaba dia 31
Próximo artigo Moto é roubada por oito bandidos em Diadema e PM mata um e fere outro

Últimas notícias ABC Paulista

GCM de Ribeirão Pires celebra 42 anos com homenagem a agentes por tempo de serviço
GCM de Ribeirão Pires celebra 42 anos com homenagem a agentes por tempo de serviço
16/10/2026
Domingo é dia de “Contos, Histórias e Cantoria” na Biblioteca Nair Lacerda
Domingo é dia de “Contos, Histórias e Cantoria” na Biblioteca Nair Lacerda
16/10/2026
Julio Casares - Presidente do São Paulo
Casares processa o Instagram por danos morais; entenda
16/10/2026
Torcida do Corinthians faz protestos na sede social
16/10/2026
Corinthians seedorf
Por que Seedorf não pôde ser registrado?
16/10/2026

Recomendadas

GCM de Diadema reforça Romu e forma 30 novos agentes  
DiademaCidades

GCM de Diadema reforça Romu e forma 30 novos agentes  

16/10/2026
Santo André inaugura primeira Casa Terapêutica do ABC para acolhimento de dependentes químicos
Santo AndréCidades

Santo André inaugura primeira Casa Terapêutica do ABC para acolhimento de dependentes químicos

16/10/2026
Terça-feira e quarta-feira com chuva e frio no ABC; Defesa Civil fez alerta para temporal e ventos fortes
Cidades

Defesa Civil emite 15 alertas durante a madrugada de chuva no Estado de São Paulo

16/10/2026
Mulher morre após ser baleada por PM em Pirituba; policial é preso em flagrante
São PauloCidades

Mulher morre após ser baleada por PM em Pirituba; policial é preso em flagrante

16/10/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?