ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

Em São Bernardo, UBS da Vila São Pedro inicia atendimento até as 22h

Unidade é a primeira a ser contemplada com a ampliação do horário de funcionamento, dentro do programa Saúde na Hora, do governo Federal

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 04/09/2019 19:09
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 04/09/2019
Compartilhar

Unidade é a primeira a ser contemplada com a ampliação do horário de funcionamento, dentro do programa Saúde na Hora, do governo Federal

Unidade é a primeira a ser contemplada com a ampliação do horário de funcionamento, dentro do programa Saúde na Hora, do governo Federal. Foto: Divulgação/PSBC_Ricardo Cassin

 

 

A Prefeitura de São Bernardo deu início nesta segunda-feira (02/09) ao atendimento estendido na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila São Pedro (Rua da Comunidade, 100). A unidade é a primeira a ser contemplada com a ampliação do horário de funcionamento das 7h às 22h, dentro do programa Saúde na Hora, do governo Federal. A medida tem como objetivo reduzir os índices de absenteísmo e ampliar o acesso da população aos serviços da Atenção Primária, como consultas médicas e odontológicas, coleta de exames laboratoriais, vacinação, entre outros.

Além da UBS São Pedro, outras 19 unidades do município terão o horário de funcionamento estendido até o final do ano. As UBSs União e Alvarenga, ambas no Grande Alvarenga, serão incorporadas ao modelo ainda no mês de setembro. Atualmente, a UBS União já atua em horário estendido – até às 21h – apresentando números reduzidos de absenteísmo em comparação com os demais endereços.

Para se habilitar ao programa do Ministério da Saúde, São Bernardo se adequou a uma série de requisitos, como manter a composição mínima das seis equipes de Saúde da Família (médico, enfermeiro, dentista e auxiliar de enfermagem), sem reduzir o número de equipes que já atuam no município. “Serão os mesmos serviços oferecidos, mas com horário de atendimento ampliado e equipe completa. Estamos começando com as unidades que apresentam o maior volume de atendimentos, por conta do grande adensamento populacional das regiões onde estão inseridas”, destacou o prefeito Orlando Morando.

Somente para a unidade Vila São Pedro, serão destacados 12 novos profissionais, sendo dois médicos generalistas, dois recepcionistas, dois técnicos de enfermagem, dois enfermeiros, auxiliar de odontologista, cirurgião dentista, farmacêutico e auxiliar de farmácia. “Com esta iniciativa, vamos conseguir desafogar a demanda, ampliando em 20% a 30% os atendimentos nesta UBS. É uma facilidade a mais para quem estuda e trabalha e não tem tempo hábil para comparecer no horário convencional”, completou o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple.

Atualmente, a unidade conta com 68 mil pacientes ativos e 120 funcionários, que realizam 190 mil atendimentos por ano nos 14 consultórios dispostos no local. Entre os serviços ofertados no endereço estão consultas individuais e coletivas, visita domiciliar, saúde bucal, vacinação, coleta para exames laboratoriais, planejamento familiar, vigilância em saúde, tratamento e acompanhamento de pacientes diabéticos e hipertensos, pré-natal e puerpério com acolhimento, rastreamento de câncer de colo uterino e de mama, acompanhamento de doenças crônicas, entre outros.

Tags:funcionamentohorárioprefeiturasão bernardoUbsvila são pedro

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Com inauguração da Vereda Educação, S.Bernardo ganha mais 130 empregos
Próximo artigo obras da sabesp Sabesp inicia obra que ampliará abastecimento para 240 mil pessoas em Sto.André

Últimas notícias ABC Paulista

copa do mundo gols
Chuva de gols: Disputa de 3º lugar da Copa 2026 bate recorde
18/07/2026
Copa do Mundo
Chuteira de Ouro da Copa do Mundo: Veja como ficou após os gols de Mbappé
18/07/2026
INGLATERRA
Inglaterra vence França em jogo de 10 gols e fica com o 3º lugar da Copa
18/07/2026
santos
Santos lida com vencimentos atrasados e pode ser processado por dupla de jogadores
18/07/2026
'Mizuno do PCC' morre em confronto com a Rota na Zona Leste de SP
‘Mizuno do PCC’ morre em confronto com a Rota na Zona Leste de SP
18/07/2026

Recomendadas

Homens arremessam corpo de mulher por cima de muro de UBS Mata Virgem em SP
São PauloCidadesDiadema

Vídeo: Homens arremessam corpo de mulher por cima de muro de UBS Mata Virgem em SP

18/07/2026
Pedestre morre atropelado por moto e múltiplos veículos na Rodovia dos Imigrantes
São BernardoCidades

Pedestre morre atropelado por moto e múltiplos veículos na Rodovia dos Imigrantes

18/07/2026
Moradora do PI viraliza ao 'virar repórter' e entrevistar jornalista após pouso de helicóptero. Foto: Reprodução
BrasilCidades

Moradora do Piauí viraliza ao ‘virar repórter’ e entrevistar jornalista após pouso de helicóptero

18/07/2026
Adolescentes apedrejam base da GCM e danificam viaturas em São Bernardo
São BernardoCidades

Adolescentes apedrejam base da GCM e danificam viaturas em São Bernardo

18/07/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?