VOLTAR
  • Cidades

Cidades do ABCD têm programação especial para comemorar Dia da Mulher

Entre as atividades comemorativas está a  apresentação em São Bernardo do grupo Vozeiral, composto por nove mulheres

  • Dia Internacional da Mulher tem programação especial no ABCD.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 07/03/2019
  • Compartilhar:

 Entre as atividades comemorativas está a  apresentação em São Bernardo do grupo Vozeiral, composto por nove mulheres

 

 

mulher

Dia Internacional da Mulher tem programação especial no ABCD. Foto: Divulgação

As Prefeituras do ABCD prepararam uma programação especial para o Dia Internacional  da Mulher comemorado nesta sexta-feira (08/03). No entanto, alguns municípios têm atividades o mês todo para celebrar a data.

Conheça as atividades:

 

São Bernardo 

 

A Secretaria de Cultura e Juventude da Prefeitura de São Bernardo promove a apresentação o grupo Vozeiral. Composto por nove mulheres, o show está inserido na programação da Sexta Musical da Câmara de Cultura Antonino Assumpção, que ocorre nesta sexta-feira, a partir das 19h30, com entrada gratuita.

Formado por Amabile Barel, Ana Luiza Caetano, Daniela Alarcon, Luisa Toller, Marina Teles, Naoma Kimachi, Raiça Augusto, Val Kimache e Ritamaria, o grupo terá com repertório dedicado a autoras femininas, com temas feministas e composições próprias, ritmos brasileiros e improvisações. Também haverá apresentação cênica e musical de arranjos vocais e percussão corporal.

São-bernardenses, Ana Luiza Caetano e Raiça Augusto são ex-alunas da Câmara de Cultura Antonino Assumpção. Conheceram-se no local, participaram de cursos e oficinas até formarem o grupo, e hoje, retornam a casa para mostrar o resultado do aprendizado.

Mais homenagens

No mesmo local, haverá a abertura da exposição “Obirinxá”, da artista visual e designer Laís Oliveira. A mostra traz recriações sobre a beleza, essência e poder feminino, presentes na iconografia da cultura yorubá, além de elementos e códigos da cultura afro-brasileira, construídos nas relações sociais e históricas dos povos africanos escravizados no Brasil. A exposição vai até o dia 29 de março, de segunda a sexta, das 9h às 17h. O evento será na Câmara de Cultura Antonino Assumpção, na rua Marechal Deodoro, 1.325, Centro. Tel.: 4125 0054.

Diadema

A Prefeitura de Diadema terá a exposição “Bonecas Silenciosas”. Com o tema “Nenhuma a Menos: Luta pela Vida e Direitos da Mulheres”, o evento abre o Mês da Mulher que contará com diversas atividades. As bonecas retratam mulheres que morreram em Diadema por conta do feminicídio. Os trabalhos foram feitos em madeira, no tamanho real, e confeccionados por mulheres do grupo de teatro da Casa Beth Lobo, local que oferece serviço especializado no atendimento de mulheres vítimas de violência.

Além da exposição será realizada divulgação dos serviços oferecidos pela Casa Beth Lobo e dos diferentes tipos de violência, como verbal, psicológica e física. O evento será, às 8h, na Praça Lauro Michels.

São Caetano

Para celebrar a data, o Conselho Municipal de Proteção e Defesa da Mulher, órgão vinculado à Secretaria de Assistência e Inclusão Social da Prefeitura de São Caetano, programou duas ações para promover a reflexão e discutir políticas para esse público.

No dia 13 de março (quarta-feira), a partir das 19h, no Teatro Santos Dumont (Avenida Goiás, 1.111, Bairro Santa Paula), a psicanalista Márcia Costa abordará o tema “Seja sua melhor opção”, em palestra gratuita e aberta à população.

Já nos dias 18 e 19 (segunda e terça-feira), a partir das 18h, no mesmo local, acontece a V Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, cujo principal objetivo é discutir e elaborar diretrizes para a construção do Plano Municipal de Políticas para as Mulheres, garantindo a participação da sociedade, em especial a população feminina, na formulação e no controle das políticas públicas.

Empreendedorismo

Ainda em São Caetano, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Informação (Sedeti) participa das celebrações apoiando a realização do 1º Encontro de Negócios ABC, que será promovido pelo Sebrae nesta sexta-feira (08/03), a partir das 8h30, no Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação Dra. Zilda Arns (Cecape), na Rua Tapajós, 300, Bairro Barcelona.

O evento, gratuito, reunirá três palestrantes que com seus exemplos incentivam mulheres que já empreendem ou que querem começar um negócio. São elas, Bruna Lara, do Mulher Virtuosa; Mylene Souza, do site Planejar Brasil Marketing Digital; e Kátia Teixeira, do Agora é Que São Elas e empreendedora do Amazing Balls e do Monte&brinq. As inscrições podem ser feitas pelo sitewww.encontrodenegociosabc.com.br – as vagas são limitadas.

Santo André

 

mulher

Paço Municipal ganhou uma iluminação especial cor de rosa que ficará ligada até domingo (10/03). Foto: Divulgação/PSA

A Prefeitura de Santo André programou diversas iniciativas em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Estão previstas palestras, caminhada, espetáculo teatral, entre outras ações. Além disso, nesta quinta-feira (07/03) o Paço Municipal ganhou uma iluminação especial cor de rosa que ficará ligada até domingo (10/03), nos prédios do Executivo, da Câmara Municipal e do Fórum, além do espelho d’água.

Nesta sexta-feira, o salão Burle Marx, no 9º andar do prédio do Executivo, recebe roda de conversa sobre empoderamento feminino, em dois horários: das 9h30 às 12h, com a psicóloga Miriam Marisk e das 14h30 às 17h, com a jornalista e coach Carol Bandeira. O evento é gratuito. Além disso, ao longo de toda a sexta-feira, haverá distribuição de flores para funcionárias da Prefeitura e mulheres que estiveram na Praça de Atendimento do Paço.

Também nesta sexta, no Hospital da Mulher, os funcionários e pacientes poderão ganhar maquiagem, limpeza de pele e dicas de maquiagem, além do spa relaxante com massagem, esfoliação, hidratação de mãos e quick massage. Nesta data, haverá ainda apresentação do Grupo Vocal Esperançar pelos corredores do hospital e a entrega de presentes para as mulheres. As pacientes internadas receberão também no café da manhã um “Diploma de Mulher do Ano”.

No sábado (09/03) ocorrerá uma caminhada em celebração ao Mês das Mulheres, a partir das 8h30, com concentração na rua Coronel Oliveira Lima, no Largo da Estátua, em direção ao espelho d’água do Paço Municipal. O encerramento contará com apresentação musical da Associação Futuração. Ainda no sábado, acontece no Teatro Municipal o Fórum de Iniciativa do Universo Feminino, coordenado pela atriz e educadora Neide Lira. A entrada será 1 kg de alimento não perecível ou 1 litro de leite.

O Teatro Municipal recebe no domingo (10) o espetáculo “Os Monólogos da Vagina”, com adaptação e direção de Miguel Falabella, com Maximiliana Reis, Rebeca Reis e Cacau Melo. A classificação etária é 12 anos e os ingressos variam entre R$ 40 e R$ 80.

No dia 21 de março (quinta-feira), das 19h às 20h, o Auditório Heleny Guariba recebe a palestra “Segurança viária sobre duas rodas”, com práticas seguras para reduzir o número de acidentes de trânsito com vítimas na cidade. No dia 22 de março (sexta-feira), no mesmo local, das 8h30 às 11h, acontece o curso “Mecânica para Mulheres”, com conteúdo que aborda manutenção preventiva e possíveis problemas recorrentes do tempo de uso do veículo. Para ambos os cursos é necessária inscrição prévia pelo telefone 4422-2003.

Finalizando o mês das mulheres, a Biblioteca Distrital Cecília Meireles conta com a roda de conversa “As Emoções e o Universo Feminino” com os terapeutas Lucia Petreca e Paulo Petreca, um encontro sobre a compreensão das emoções femininas.

Mercado de trabalho

A participação feminina no mercado de trabalho de Santo André cresceu 30% na última década. Segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), órgão da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, em 2008 a população com vínculo formal de trabalho na cidade era de 174.341 pessoas, sendo 72.679 do sexo feminino (42%) e 101.662 do sexo masculino (58%). Em 2018, Santo André tinha 198.646 pessoas com vínculo formal de trabalho, sendo 95.503 mulheres (48%) e 103.143 homens (52%).