VOLTAR
  • Variedades

Cidades do ABCD liberam novas doses contra Covid para crianças

Reforço para grupo de 5 a 11 anos e vacinas para bebês de 6 meses a menores de 3 anos estão disponíveis  nesta semana

  • São Bernardo amplia vacinação contra a Covid para todos os bebês.
    Foto: Divulgação/PSBC
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 02/02/2023
  • Compartilhar:

Reforço para grupo de 5 a 11 anos e vacinas para bebês de 6 meses a menores de 3 anos estão disponíveis  nesta semana

bebê sendo vacinado

Prefeituras do ABCD ampliam vacinação contra a Covid para todos os bebês. Foto: Divulgação/PSBC

Com a chegada de novo lote das vacinas Pfizer Baby e Pediátrica, as Prefeituras do ABCD ampliam a imunização contra a Covid-19 para o público infantil a partir desta sexta-feira (3/2).

A Prefeitura de São Caetano foi a primeira abrir nesta quarta-feira (1/2) o agendamento para vacinação da primeira dose contra a covid-19 para bebês de 6 meses a 2 anos, e terceira dose para crianças de 5 a 11 anos. A aplicação começa amanhã (2/2), na USCA (Unidade de Saúde da Criança e do Adolescente).

Por orientação do Ministério da Saúde, as vacinas contra a covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.

O agendamento é pelo site portais.saocaetanodosul.sp.gov.br/sesaud-agendamentos. A vacinação será realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 11h. No dia da aplicação, é necessário apresentar documento com foto ou certidão de nascimento, CPF, protocolo de agendamento e comprovante de residência e carteirinha de vacinação. Todos devem estar acompanhados do responsável.

São Bernardo

Em São Bernardo, crianças de 5 a 11 anos que tenham tomado a segunda dose há pelo menos 4 meses já podem receber a primeira dose de reforço (terceira dose). Já os bebês de 6 meses a menores de 3 anos (até 2 anos, 11 meses e 29 dias) devem completar o ciclo vacinal contra a doença com três doses. O intervalo para a aplicação nesta faixa etária é de 56 dias.

De acordo com o prefeito Orlando Morando, a pandemia demonstra sinais de enfraquecimento graças às pessoas que se vacinaram e esta é mais uma etapa importante na luta contra o Coronavírus. “Leve seu filho para tomar todas as doses disponíveis e aproveite para atualizar toda a carteira de vacinação. Estamos iniciando o ano letivo e é fundamental que nossas crianças estejam protegidas”, declarou.

SERVIÇO

A imunização ocorre em todas as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), sem necessidade de agendamento. As salas de vacinação funcionam de segunda a sexta-feira. O fluxo de atendimento segue o expediente de cada unidade, sendo que 20 equipamentos atuam com horário estendido, das 7h às 22h (Planalto, Parque São Bernardo, Farina, Ferrazópolis, Nazareth, Vila Marchi, Orquídeas, União, Represa, Vila Rosa, Vila Euclides, Demarchi, Leblon, São Pedro, Silvina, Alves Dias, Ipê, Alvarenga, Batistini, Taboão). Nestes locais, a vacinação acontece das 8h às 21h.

As demais unidades funcionam das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, com vacinação das 8h às 17h. Todos os endereços das UBSs podem ser consultados no link www.saobernardo.sp.gov.br/web/sbc/onde-ficam-as-unidades-de-saude-ubss.

BALANÇO

Até esta quinta-feira (2/2), o município aplicou 2.360.029 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 758.011 primeiras doses, 712.524 segundas doses, 546.818 terceiras doses, 317.354 quartas doses e 1.918 quintas doses – estas últimas estão disponíveis para todos os imunossuprimidos graves que tenham tomado a quarta dose há pelo menos 4 meses.

Diadema

bebê sendo vacinada

Diadema amplia vacinação de crianças de seis meses a dois anos contra a Covid-19. Foto: Divulgação/PDA-Igor Andrade Cotrim

Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), também ampliou, a partir desta quinta-feira (02/02), a vacinação contra a Covid-19 para todas as crianças de seis meses a dois anos. Isso será possível porque o município recebeu, na manhã desta quarta-feira (1º), um novo lote de mais de sete mil imunizantes da Pfizer Baby, único imunobiológico aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para esse grupo. Até então, a vacina Pfizer Baby só estava disponível para os pequenos com comorbidades, deficiência permanente, indígenas e quilombolas.

Outra boa notícia é que o município também foi reabastecido pelos Programas Nacional e Estadual de Imunização (PNI e PEI) com mais de 12 mil doses da Pfizer Pediátrica, o que vai permitir dar continuidade a aplicação da D1, da D2 e da aplicação da dose de reforço para as crianças de 5 a 11 anos. O esquema vacinal deste grupo é composto por três doses, sendo a segunda (D2) administrada após o intervalo de 28 dias da primeira. A dose de reforço pode ser aplicada a partir de quatro meses após a segunda dose.

Tanto a Pfizer Baby como a Pfizer Pediátrica já se encontram na Central de Imunobiológicos, as doses estão em processo de separação e serão encaminhadas ainda nessa quarta-feira para as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da rede municipal.

“A chegada desse novo lote de vacinas foi muito esperada e estamos contentes por iniciar fevereiro com a possibilidade de ampliar a vacinação infantil no município antes da volta às aulas. Reforço aos pais e responsáveis que nossas equipes estão treinadas para vacinar o público elegível com segurança e todas as vacinas disponíveis garantem elevado grau de imunidade contra a Covid-19, evitando casos leves, graves, internações e óbitos pela doença. Faço o chamado para que levem as crianças às UBSs, porque vacina salva vidas”, afirma a secretária municipal da saúde, Dera Rejane Calixto.

Balanço

Segundo o boletim epidemiológico divulgado na terça-feira (31), Diadema tem 37.780 crianças de cinco a 11 anos vacinadas com ao menos a primeira dose, representando 87% dos residentes desta faixa etária, e destas, 31.968 crianças possuem esquema primário completo, o que representa uma cobertura vacinal de 75% deste grupo de idade.

Já na população de três e quatro anos foram aplicadas 5.135 doses, atingindo 42% do público total da faixa etária, sendo que 2.556 crianças desta faixa etária completaram o esquema vacinal.

Na faixa etária de seis meses a dois anos, 1.228 crianças já receberam a primeira dose de proteção contra a Covid-19. O município tem, ao todo, 18.763 crianças nessa faixa etária.

O município orienta os pais que as doses que protegem contra a Covid-19 estão disponíveis em Diadema nas 20 UBSs, de segunda a sexta-feira, por livre demanda, ou seja, sem necessidade de agendamento. Confira horários e endereços em: https://portal.diadema.sp.gov.br/conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19/.

Para ser imunizado, basta apresentar documento pessoal com foto (CNH ou RG) e CPF. Em caso de segunda dose ou dose de reforço, é necessário apresentação do cartão de vacinação anterior. Pessoas com comorbidades precisam apresentar ainda documentação que comprove a condição clínica.

Já as crianças necessitam apresentação do comprovante de endereço em nome do pai ou responsável legal e da caderneta de vacinação de rotina.