VOLTAR
  • Cidades

Cidades do ABCD e capital terão transporte gratuito no dia das eleições

Gratuidade incluirá ônibus municipal, Metrô, CPTM, linhas concedidas (como 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda) e ônibus metropolitanos da EMTU

  • Cidades do ABCD e capital terão transporte gratuito no dia das eleições.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 04/10/2024
  • Compartilhar:

Gratuidade incluirá ônibus municipal, Metrô, CPTM, linhas concedidas (como 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda) e ônibus metropolitanos da EMTU

ônibus

Cidades do ABCD e capital terão transporte gratuito no dia das eleições. Foto: Divulgação

 

O Governo do Estado de São Paulo anunciou que o transporte público será gratuito durante as eleições municipais de 2024, nos dias 6 de outubro (primeiro turno) e 27 de outubro (segundo turno, se necessário), das 6h às 20h. A gratuidade incluirá Metrô, CPTM, linhas concedidas (como 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda) e ônibus metropolitanos da EMTU. Além disso, os ônibus rodoviários intermunicipais, que fazem trajetos entre cidades, serão gratuitos durante todo o dia, facilitando o deslocamento de eleitores.

As operações serão reforçadas, com trens reservas e funcionários extras nas estações. As linhas que não funcionam aos domingos seguirão o horário de sábado, garantindo maior oferta.

No ABC, São Bernardo confirmou que os ônibus municipais da BR7 Mobilidade serão gratuitos no dia 6, das 7h às 18h, permitindo o acesso dos eleitores às zonas eleitorais. O mesmo vale para os ônibus intermunicipais, que conectam São Bernardo a cidades vizinhas como Santo André e Santos.

Diadema também terá tarifa zero no transporte municipal no domingo de eleição, com 100% da frota em operação. Em Santo André, os ônibus de todas as 48 linhas operadas pela SATrans estarão disponíveis gratuitamente das 7h às 19h.

Em Ribeirão Pires, o transporte já é gratuito aos domingos por lei, garantindo a gratuidade no dia das eleições. Da mesma forma, em São Caetano, que já opera com tarifa zero diariamente, a gratuidade seguirá normal no dia da votação, sem necessidade de ajustes.

Rio Grande da Serra, que também conta com gratuidade aos domingos, manterá o benefício no dia da eleição. Já em Mauá, um decreto foi publicado para garantir que no dia 6 de outubro o transporte municipal será gratuito, permitindo que os eleitores se desloquem sem custos para os locais de votação.

A medida busca assegurar que o transporte não seja um obstáculo à participação eleitoral, facilitando o deslocamento dos eleitores e promovendo uma maior participação democrática.