VOLTAR
  • Cidades

Ciclista é atropelado e morto por ônibus em Mauá

Homem se dirigia para o trabalho quando foi atingido por um ônibus da empresa Breda

  • Ônibus atropela ciclista na avenida João Remalho.
    Foto: Reprodução/Redes Sociais
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 03/12/2018
  • Compartilhar:

 Homem se dirigia para o trabalho quando foi atingido por um ônibus da empresa Breda

 

ônibus

Ônibus atropela ciclista na avenida João Remalho. Foto: Reprodução/Redes Sociais

O ciclista Antônio Moreira Ximenes, de 54 anos de idade, foi atropelado na avenida João Ramalho, em Mauá, por um ônibus da empresa Breda, quando se dirigia para o trabalho na manhã desta segunda-feira (03/12). O impacto foi grande e o homem não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A equipe de trânsito a Prefeitura, policiais militares e uma equipe de peritos foram até local. Não existe ciclofaixa nesta via.

Ximenes era pedreiro e se dirigia para São Bernardo, onde trabalhava em uma obra. Era costume dele ir trabalhar de bicicleta. O hábito já durava há 15 anos. De acordo com testemunhas, o ônibus teria trocodo de faixa em alta velocidade e atingiu o ciclista pelas costas, o que causou traumatismo craniano. O caso foi registrado no 1º DP (Distrito Policial) de Mauá.
O ciclista deixa mulher, uma filha adolescente e dois enteados.

A Prefeitura de Mauá informa, por meio da Secretaria de Trânsito e Sistema Viário, que agentes municipais de trânsito que circulavam pelo local tomaram conhecimento do ocorrido, porém, a ocorrência foi mediada pelos agentes da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
“Dessa forma, a apuração dos fatos e da identificação da vítima ficam sob tutela da Polícia Militar e da Polícia Civil. Os dados da vítima (sexo, idade, horário e veículos envolvidos no incidente) são repassados ao município por meio de informativos do Infosiga – banco de dados do Governo do Estado de São Paulo – que reúne informações de acidentes de diversas fontes, como Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal”.
Após o incidente, apenas uma faixa de rolamento foi interditada pelos agentes da Polícia Militar. Por sua vez, a Secretaria de Trânsito e Sistema Viário atua constantemente na manutenção da via referida (Avenida João Ramalho). Trata-se de uma via arterial com três faixas de rolamento sentido Mauá-Santo André e três faixas de rolamento sentido Mauá-Riberão Pires.
Por fim, a administração esclarece que existem estudos para a implantação de ciclofaixas na Avenida João Ramalho no plano de mobilidade regional das sete cidades, desenvolvido pelo Consorcio Intermunicipal do Grande ABC.