VOLTAR
  • Cidades

Chuvas causam estragos na região do ABCD; Veja vídeos e fotos

Pontos de alagamentos, quedas de árvores e muros foram registrados na tarde deste sábado

  • Santo André registrou pontos de alamentos neste sábado, após chuva.
    Foto: Reprodução/Redes Sociais-Moradores
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 24/02/2024
  • Compartilhar:

Pontos de alagamentos, quedas de árvores e muros foram registrados na tarde deste sábado

As cidades do ABCD registraram neste sábado (24/02) fortes chuvas que causaram  pontos de alagamentos, além de queda de árvores e muros. Algumas ruas também ficaram sem energia elétrica.

Santo André recebeu um grande volume de chuva, que não estava previsto pelos órgãos estaduais e federais. Na região da Vila Palmares e da Vila Sacadura Cabral, as medições foram de 21.25 mm. O Córrego dos Meninos também transbordou nessas regiões. Houve registro de três quedas de árvores nos bairros Jardim Santo André, Vila Valparaíso e Vila Alzira.

As áreas mais afetadas pela chuva em Santo André nas últimas 6 horas fora: Recreio da Borda do Campo( 88 mm, com acumulado de 103.74 mm em 72 h), Parque Miami (73 mm) e Parque Gerassi (71 mm).

Veja vídeo de ruas alagadas em Santo André:

ruas alagadas

Santo André registrou pontos de alagamentos neste sábado, após chuva. Foto: Reprodução/Redes Sociais-Moradores

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Defesa Civil, informa que até às 16h deste sábado (24/02) não foi registrada nenhuma ocorrência de deslizamento ou outros incidentes de maior gravidade em decorrência da forte chuva que atingiu o munício no início da tarde. Das 14h às 15h, a cidade registrou volume de 83 milímetros de chuva, sendo que o esperado para o dia era 16 milímetros.

Segundo informações do Centro de Monitoramento Integrado, até o momento foram contabilizadas queda de 15 árvores na cidade, sendo todas as ocorrências sem vítimas. Entre as regiões que tiveram queda de árvores foi a Paulicéia e os moradores ficaram sem energia elétrica.

O município também registrou acúmulo de água em algumas vias, situação que foi normalizada por volta das 15h em todos os locais.

Um vídeo de uma câmera de segurança na Rua Galileo Emendabili, bairro Santa Terezinha, em São Bernardo do Campo, captou o exato momento em que um muro caiu por causa da forte chuva, atingindo um veículo que estava próximo.

Veja vídeo

São Caetano

Em São Caetano foram registrados 20 milímetros de água e houve dois pontos de alagamentos em vias, mas a água baixou rapidamente segundo informou a Prefeitura. Os pontos foram: cruzamento da avenida Guido Aliberti e Lions Club, na Vila Gerty  e no cruzmento da Guido Aliberti com a Justino Paixão.

Diadema

Em Diadema, houve pontos de alagamentos em ruas do centro da cidade enquanto em Ribeirão Pires não houve registro de ocorrências  graves com vítimas, segundo informou a Prefeitura.

Mauá

Várias ruas em Mauá também ficaram alagadas. O terminal de ônibus também ficou cheio de água. Os pontos de alagamentos foram registrados por moradores que postaram nas redes sociais.

terminal de ônibus de Mauá

Terminal de ônibus de Mauá ficou cheio de água. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Enel

A Enel Distribuição São Paulo informa que restabeleceu o fornecimento de energia para praticamente todos os consumidores que tiveram o serviço impactado pelas chuvas acompanhadas de ventos que atingiram a área de concessão da distribuidora. “A distribuidora segue com reforço dos times em campo para o atendimento de todas as solicitações o mais rapidamente possível”.

Sobre o caso da Rua Francisco Alves Paulicéia, a empresa informa que vai enviar uma equipe ao local.

“Para comunicar falta de luz, orientamos aos clientes que priorizem os canais digitais: SMS para o número 27373 com a palavra LUZ, seguida pelo número da instalação sem espaços. Exemplo: LUZ012345678, App Enel São Paulo e ⁠Agência virtual do site www.enel.com.br”, afirmou.

 

queda de árvore em São Bernardo

Queda de árvore provocou queda de energia no bairro Paulicéia, em São Bernardo