VOLTAR
  • Cidades

Chuvas castigam ABCD e causam alagamento e desabamentos

Houve queda de árvores, veículo ficou pendurado e pessoas ficaram ilhadas em algumas ruas das cidades da região

  • Ruas centrais de Mauá ficaram alagadas.
    Foto: Reprodução
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 28/12/2021
  • Compartilhar:

Houve queda de árvores, veículo ficou pendurado e pessoas ficaram ilhadas em algumas ruas das cidades da região

ruas alagadas em mauá

Ruas centrais de Mauá ficaram alagadas. Foto: Reprodução

As fortes chuvas que caíram na região do ABCD nesta terça-feira (28/12) castigaram várias cidades. Houve alagamentos, desmoronamentos e queda de árvores.

Em Santo André, houve o caso mais grave. O Corpo de Bombeiros informou sobre um desmoronamento na Avenida Valentim Magalhães. Houve vítimas, mas não ficaram soterradas, diferentemente das primeiras informações veiculadas. Um veículo também ficou pendurado. Equipes de resgates estão no local e ainda não há informação sobre o estado das vítimas.

A Prefeitura de Santo André informou que existem diversos pontos de alagamento na cidade devido a forte chuva desta terça-feira. O volume no Jardim Ipanema e Vila Suiça se aproximou de 100 mm, enquanto na Vila Humaitá, Vitória e Cidade São Jorge atingiu 75 mm.

Alguns pontos tiveram situação mais crítica como eixo da Av. dos Estados, arredores do Córrego Guarará, e ainda cruzamentos como na rua Justino Paixão x rua Ramiro Colleoni, rua Igarapava, Av. Lauro Gomes próximo ao cemitério vertical, rua Bartolomeu de Gusmão com acesso para a Av. dos Estados, Estrada do Pedroso x rua dos Missionários, Av. Capitão Mário Toledo de Camargo x Av. São Bernardo, Av. Capitão Mário Toledo de Camargo x Av. Dom Pedro I, Av. Santos Dumont x Praça XIV Bis, rua Siqueira Alves na Vila Alzira e ainda a região da Av. Valentim Magalhães.

Já no Jardim Santo André um raio atingiu dois barracos causando um princípio de incêndio, mas logo controlado, sem maiores transtornos. A Defesa Civil da cidade segue com toda a equipe em operação.

São Caetano

Segundo a Defesa Civil de São Caetano, choveu 11 mm na cidade e houve pequenos alagamentos apenas na Avenida Guido Aliberti, altura do Cemitério Vertical. Houve ainda uma queda de uma árvore na Rua Piauí, mas sem vítima.

Mauá

Várias ruas de Mauá ficaram alagadas e o terminal da CPTM  (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) também encheu de água, assim como a ruas do centro da cidade.

terminal de mauá

Terminal de Mauá ficou cheio de água e passageiros ficaram ilhados. Foto: Reprodução

Rio Grande da Serra

A Prefeitura de Rio Grande da Serra informa que a Defesa Civil não recebeu ocorrências de deslizamentos ou alagamentos em decorrência da chuva.

São Bernardo

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Defesa Civil, informa que até as 15h desta terça-feira (28/12) não foram registrados alagamentos na cidade, apenas pontos isolados em que houve demora para a água ser absorvida pelo sistema de macrodrenagem e ser levada aos piscinões da cidade, como em trecho da Rua dos Vianas, no cruzamento da Rua Marechal Deodoro com a Avenida Prestes Maia e também em trecho da Avenida Lions sentido Avenida 31 de março. A situação nos locais já foi normalizada e o tráfego de veículos liberado.

Foram registradas ainda queda de duas árvores na cidade: na Rua Atlântica e na esquina da Avenida Getúlio Vargas com Av. Dr Baeta Neves. Conforme a Central Integrada de Monitoramento não foram verificados demais ocorrências de maior gravidade na cidade. Nas últimas horas, São Bernardo registrou volume médio de chuva de 44 mm, conforme pluviômetros instalados no município.

A Prefeitura Diadema disse que até o momento não registrou ocorrências e a Prefeitura de Ribeirão Pires afirmou ter havido pontos de alagamentos nas avenidas Major Cardin, Princesa Isabel e Santo Bertoldo.

Veja Vídeo