A forte chuva que começou na noite de sexta-feira (31/01) se estendeu pela madrugada deste sábado (1º/02), mantendo cidades do ABCD em estado de atenção. Moradores de São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul, Diadema e Mauá receberam alertas de emergência da Defesa Civil, orientando sobre os riscos de transtornos causados pelo volume de água.
Em São Bernardo, bairros como Vila Paulicéia, Vila Galiléia e Bairro Independência foram afetados. Na Rua São José, na Vila Paulicéia, a água se espalhou rapidamente. Já na Avenida Piraporinha, as condições também foram críticas.
Além de São Bernardo, outras cidades do ABC também registraram pontos de atenção. O Corpo de Bombeiros informou que, entre 00h00 e 04h30, recebeu 19 chamadas para queda de árvores, 8 para desabamentos/desmoronamentos e 69 para ocorrências relacionadas a enchentes na capital e Região Metropolitana. Até o momento, não há informações de vítimas.
Na cidade mais atingida, Diadema, o prefeito Taka Yamauchi percorreu a madrugada alguns bairros para ver os estragos.
A Defesa Civil segue monitorando as áreas mais vulneráveis, e a recomendação é que a população evite sair de casa, mantenha-se informada e acione os órgãos responsáveis em caso de necessidade.
Ver essa foto no Instagram
Balanço de São Bernardo
Prefeitura de São Bernardo, por meio da Defesa Civil, informa que diversos bairros do município foram atingidos desde a noite desta sexta-feira (31/01) por uma forte chuva. Apenas nas últimas 12 horas, a cidade registrou volume de 73 milímetros de água, índice bem superior ao observado nos últimos dias.
Desde o início da chuva, a Prefeitura de São Bernardo mobilizou equipes da Defesa Civil, Guarda Civil Municipal e Departamento de Trânsito, além de equipes de zeladoria, para minimizar os danos causados pelo temporal.
Em virtude da forte tempestade, até às 11h deste sábado (1°/2), equipes da Prefeitura atenderam 18 ocorrências envolvendo deslizamentos, escorregamentos e quedas de árvores, todos os chamados sem vítimas. Houve ainda pontos de acúmulo de água em algumas vias da cidade, entre elas na Avenida 31 de Março, Avenida Dr. Rudge Ramos, Avenida Piraporinha (divisa com Diadema), Estrada dos Alvarengas (trecho do bairro Serro Azul), Rua Líbero Badaró, Avenida Roberto Kennedy. A situação nesses locais já foi normalizada no decorrer da madrugada.
Ressaltamos que todos os profissionais seguem de prontidão para prestar apoio em eventuais ocorrências. Moradores podem acionar as equipes da Prefeitura através do telefone 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).