VOLTAR
  • Cidades

Chuva causa alagamentos em Santo André, São Bernardo, Diadema e Mauá

Em São Bernardo, 20 imóveis foram isolados e as famílias foram removidas; Corpo de Bombeiros atendeu caso de desabamento de garagem em Mauá, mas não houve feridos

  • Alagamentos
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 21/02/2019
  • Compartilhar:

Em São Bernardo, 20 imóveis foram isolados e as famílias foram removidas; Corpo de Bombeiros atendeu caso de desabamento de garagem em Mauá, mas não houve feridos

 

alagamentos

Avenida Industrial foi um dos pontos de alamentos registrados em Santo André. Foto: Reprodução/ Redes Sociais

 

  

A chuva que caiu na tarde desta quinta-feira (21/02) causou vários pontos de alagamentos na região do ABCD. As cidades atingidas foram Santo André, São Bernardo, Diadema e Mauá.

A Prefeitura de Santo André informou que houve pontos de alagamento na avenida Industrial com rua Itambé, avenida Lauro Gomes, avenida Queirós dos Santos com rua Brás Cubas, avenida dos Estados com avenida André Ramalho e na altura da avenida Antônio Cardoso.

A Prefeitura de São Bernardo informou, por meio da Defesa Civil, que registrou chuva nesta quinta-feira (21/02) de 33 mm, até às 17h. Nos últimos três dias, o volume acumulado foi de 76 mm, índice que mantém a Operação Pé D´Água em estado de atenção. Não houve vítimas.

Pontos de alagamento foram registrados no Centro, Rudge Ramos, Jardim do Mar e Chácara Inglesa, que se dissiparam rapidamente. A Rua Jurubatuba foi fechada, das 15h às 15h30, de maneira preventiva para evitar incidentes com pedestres e motoristas e prejuízos materiais aos comércios.

Houve queda de uma árvore no bairro Montanhão. Agentes da Defesa Civil, Secretarias de Assistência Social e Serviços Urbanos, Enel e Corpo de Bombeiros trabalham no local neste momento. Preventivamente, 20 imóveis foram isolados e as famílias foram removidas. Estão na casa de familiares e amigos, até que possam retornar a suas residências, o mais breve possível.

A orientação da Defesa Civil é para que as famílias permaneçam atentas a qualquer movimentação de terra, tremores ou aumento de rachaduras em suas residentes. A Administração mantém o canal 199 disponível 24 horas por dia, para registro de ocorrências que demandem serviços da Defesa Civil.

Além disso, aconselha-se que o motorista não se arrisque tentando transpor grandes volumes de água. O ideal é que o motorista procure um local alto e seco e espere a chuva passar. Se o veículo foi tomado pela água e estiver preso no trânsito ou sem rota de fuga, a recomendação é que o motorista abandone o carro e procure abrigo. Isso porque a água na altura dos joelhos já faz o carro flutuar e, quando atinge um metro, já é capaz de levar a maioria dos veículos, incluindo utilitários e caminhonetes.

O Departamento de Trânsito foi acionado após queda de energia para gerenciamento do semáforo no cruzamento entre a Avenida João Firmino e Rua Cristiano Angeli, no bairro Assunção.

No caso de Diadema, o imóvel que abriga o setor da Vigilância Sanitária da cidade foi alagado. O prédio fica ao lado do Quarteirão da Saúde.

O Corpo de Bombeiros de Mauá atendeu uma ocorrência em Mauá, onde uma garagem desabou, mas não houve feridos. O cruzamento da rua Cabo João Romeu Teixeira com Avenida Manoel da Nóbrega, no bairro Capuava também encheu de água.

A Prefeitura de São Caetano informou que a cidade não registrou problemas.