VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Chácara Pignatari recebe Festejo Junino neste domingo

Agenda terá ainda espetáculos no Teatro Municipal, exposições e atividades de lazer

  • Chácara Pignatari recebe Festejo Junino neste domingo.
    Foto: Divulgação/PSA
  • Por: Redação
  • Publicado em: 29/05/2019
  • Compartilhar:

 Agenda terá ainda espetáculos no Teatro Municipal, exposições e atividades de lazer

 

festejo junino

Chácara Pignatari recebe Festejo Junino neste domingo. Foto: Divulgação/PSA

 

O Parque Antônio Pezzolo (Chácara Pignatari) receberá neste domingo (02/06) o Festejo Junino – Cultura Popular. A atividade, que terá início às 11h, abre a comemoração das festas juninas na cidade. Quem for ao parque poderá conferir a tradicional quermesse, apresentações musicais e missa campal. A agenda cultural do fim de semana terá ainda espetáculos no Teatro Municipal, exposições e atividades de lazer.

No domingo, a quermesse do Festejo Junino no Parque Antonio Pezzolo terá início às 11h, com barracas de comidas típicas da época. O cantor Magno Camillo, com repertório de música caipira, se apresenta a partir das 12h45. Em seguida, às 13h45, o público poderá acompanhar a apresentação da Orquestra Sertaneja Paraíso.

O levantamento do mastro junino da festa está marcado para as 14h30. E às 15h, será realizada a missa campal com a participação dos párocos das igrejas da região. O cantor Zé Terra fecha a programação a partir das 16h45. O endereço do parque é Av. Utinga, 136, Vila Metalúrgica. Entrada franca.

O evento faz parte do projeto Santo André de Múltiplos Tons, que tem o objetivo de potencializar a produção cultural, os tons e cores das diversas manifestações e expressões artísticas presentes em Santo André. A iniciativa tem parceria com as paróquias de Santa Terezinha, São Camilo e Santo Antonio e do Programa de Economia Solidária da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego.

Teatro

O espetáculo ‘Como (Des)Construir um Macho?’ estará em cartaz no Teatro Municipal Maestro Flavio Florence no próximo sábado, às 19h. A apresentação, com direção do diretor André Bizerra, a Biz Cia. de Dança busca estabelecer relações entre o homem e suas questões reprimidas por sua própria condição de homem. Para tanto, levanta questionamentos como: o quanto se tem de natureza humana e o quanto se tem de construção social em ser homem? O quanto de medo há em aproximar-se do feminino? O quanto o homem se limita em expressar sua subjetividade? O quanto o homem se auto reprime e oprime pelo machismo? O trabalho foi contemplado pelo edital de 2018 Circulação em Dança do ProAC da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Indicação: 16 anos. Os ingressos serão distribuídos a partir das 18h na bilheteria.

E no domingo, às 15h, a atração do teatro será o infantil ‘Em Busca do Tesouro Perdido’. Na apresentação, o malvado capitão Gancho rouba a capacidade da encantadora menina Mandy de sonhar e imaginar. Desde então ela deixou de lado seus brinquedos e sonhos infantis. É quando Peter Pan e Sininho visitam o quarto da menina e a levam para um mundo de sonho e imaginação, apresentando personagens de A Pequena Sereia, Toy Story, Rapunzel, Moana, Frozen e Aladdin. Ingressos de R$ 25 (com apresentação de filipetas promocionais) a R$ 50 a venda na bilheteria do teatro ou em www.bilheteriaexpress.com.br. O endereço do teatro é Praça IV Centenário, s/n, Centro.

Exposições

A exposição ‘Balbúrdia’, da artista Camile Sproesser, está em cartaz na Casa do Olhar Luiz Sacilotto. São 15 pinturas a óleo selecionadas para esta mostra trazem a público momentos diversos da produção da jovem artista paulistana, que percorrem caminhos que vão do abstrato ao figurativo. Em comum, as obras possuem coerência no uso de materiais e linguagem artística. Visitas gratuitas de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 15h. O endereço da Casa do Olhar é Rua Campos Sales, 410, Centro.

O 47º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto segue em cartaz no Salão de Exposições do Paço Municipal. Nesta edição, o salão conta com 42 trabalhos produzidos por 21 artistas. São pinturas, desenhos, ilustrações, intervenções e instalações, entre outros, criados por diferentes, meios e técnicas, incluindo digitais e analógicas, linguagens híbridas e processos colaborativos, além do uso de variados suportes, temas e abordagens. Visitas gratuitas até 13 de julho, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. O endereço do Salão de Exposições é Praça IV Centenário, s/n, Centro. Grátis.

No Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa a atração é a exposição ‘InVisível’, com graffitis, ilustrações e fotografias de Santo André feitas por Drica Souza, Vinicius Cerchiari e William Pimentel. O museu está aberto de segunda a sexta-feira das 8h30 às 16h30, e sábados das 9h às 14h30. O endereço é Rua Senador Fláquer, 470, Centro.

E o Saguão do Teatro Municipal e o Térreo I do Prédio do Executivo apresentam a exposição ‘Santo André é Você’, que homenageia os produtores culturais da cidade. Visitas de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. Atividades gratuitas.

Lazer

O projeto Domingo no Paço oferece série de atividades de lazer gratuitas no estacionamento do Paço Municipal, sempre das 10h às 16h. O endereço é Praça IV Centenário, s/n, Centro. E a ciclofaixa de lazer é mais uma alternativa para quem curte andar de bicicleta pela cidade. A atividade é realizada aos domingos, das 7h às 13h. Com cerca de 4 km, o roteiro pelo centro da cidade passa pelo Paço Municipal.

A Brinquedoteca do Parque Chácara Pignatari também é uma boa opção de lazer no fim de semana na cidade. O endereço é avenida Utinga, 136, Vila Metalúrgica. O funcionamento é de quarta-feira a domingo, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30. Outra opção é a Ludoteca do Parque Prefeito Celso Daniel aberta de terça-feira a domingo das 9h às 12h, e das 13h às 16h30. O parque está localizado na avenida Dom Pedro II, 940, no bairro Jardim. Atividades gratuitas.

A agenda cultural da cidade é uma realização da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santo André. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 4433-0652, ou no site: http://www3.santoandre.sp.gov.br/agendacultural/