Documento apresentado na Justiça Eleitoral mostra que caso contra presidente da Câmara foi arquivado, mas assessoria do vereador não retornou para esclarecer os motivos

Uma certidão apresentada à Justiça Eleitoral pelo próprio presidente da Câmara de Mauá, Zé Carlos Nova Era, comprova que houve um registro de BO (Boletim de Ocorrência) de suposta violência doméstica envolvendo a sua esposa Renata Brás da Silva. No documento aparecem dois números 395/2017 e 1075/2017. O processo iniciou tramitação na Delegacia de Defesa da Mulher de Mauá.
O caso veio à tona nesta semana porque circulam nas redes sociais fotografias e vídeo em que a esposa aparece com ferimentos pelo corpo.
Na certidão apresentada à Justiça Eleitoral, a denúncia contra o vereador foi arquivada em 11 de fevereiro de 2020, mesmo ano em que se candidatou e se elegeu vereador. A denúncia feita pela esposa Renata aconteceu em 26 de novembro de 2017 e foi acatada em 1º de fevereiro de 2019.
Ainda não se sabe o motivo da absolvição do vereador. O ABCD Jornal questionou as razões do arquivamento à assessoria de imprensa de Zé Carlos Nova Era, mas não houve retorno até o fechamento da matéria.
A reportagem conversou com Renata e Nova Era na nesta semana, por meio de chamada de vídeo, e ambos afirmaram que se trata de “fake news”. Renata afirma que teve seu celular roubado e que houve montagem das fotos. O presidente da Câmara de Mauá se diz perseguido politicamente.
Renata também publicou uma nota oficial em suas redes sociais.
Lei a íntegra:
“CARTA DE REPÚDIO AOS ATAQUES CONTRA MINHA FAMÍLIA
Mais uma vez, a política sem escrúpulos usa mentiras para atacar a minha família e o meu casamento. Não é coincidência isso acontecer num momento que antecede votações importantes na Câmara Municipal. O meu marido novamente é atacado, infelizmente mais uma vez usam minhas imagens difamando a mim e minha família.
O problema é que dessa vez, as mentiras passaram de todos os limites. O ataque não é contra o Zé. É um ataque contra mim, contra a Jhulia e a Yasmim. É contra a mãe, o pai, o marido, o profissional e o político dedicado que Mauá tem.
Digo com toda a força que existe em mim: ao invés de separar, vão unir cada vez mais. Não vai ser dessa vez que vão destruir a nossa família e muito menos fazer com que eu abandone o Zé ou o Zé me abandone!
Continuaremos unidos pelo bem da nossa família.
Renata Nova Era”

Veja a Certidão apresentada por Zé Carlos Nova Era à Justiça Eleitoral:
