VOLTAR
  • Cidades

Mais de 40 aves silvestres contrabandeadas são apreendidas em S.Bernardo

Proprietário do imóvel foi levado pela Guarda Ambiental à Delegacia pagará multa e responderá por crime

  • Aves silvestres são apreendidas em São Bernardo.
    Foto: Divulgação/PSBC
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 18/04/2018
  • Compartilhar:

Proprietário do imóvel foi levado pela Guarda Ambiental à Delegacia pagará multa R$ 82 mil de e responderá por crime

Aves silvestres são apreendidas em São Bernardo. Foto: Divulgação/PSBC

A Guarda Ambiental de São Bernardo apreendeu 41 aves silvestres nesta terça-feira (17/04), durante patrulhamento preventivo da Guarda Ambiental de São Bernardo, na Rua Ademir de Menezes, no Jardim Calux. De acordo com a Prefeitura, foram encontrados dois papagaios, além de canários da terra, trinca-ferros, tizius, tico-ticos e coleirinhas. Para ter esse tipo de ave o Ibama (Instituto Brasileiros de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) tem de autorizar a posse.

O dono do imóvel onde os animais foram descobertos é Francisco Aldir Costa de Oliveira,. Ele foi levado à Delegacia de Meio Ambiente (Dicma) e responderá por posse ilegal de espécies nativas. O infrator confessou o crime e recebeu multa no valor de R$ 82 mil..

A supervisora da Guarda Ambiental, Fernanda Portela da Silva, informou que parte das aves serãálevada para zoológico do Parque Estoril, enquanto outras para o Centro de Triagem de Animais Silvestres, em Cubatão, e ao centro de triagem do próprio Ibama, responsáveis pela recuperação e reintrodução desse animais na natureza.

A Guarda de São Bernardo tem atuado com firmeza para coibir a ocorrências relacionadas a crimes ambientais, que colocam em risco a fauna e a flora do município, cujo território é comporto em 50% por área de manancial. Além da proteção de espécies nativas, o patrulhamento preventivo da guarda foi responsável, no ano passado, pela interrupção de uma grande ação de desmatamento clandestino flagrada dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, na região do Pós-Balsa, considerada área de proteção ambiental permanente”, informou a Prefeitura.