VOLTAR
  • Cidades

Cerca de 1,2 mil se inscrevem para castrar animais em Ribeirão Pires

Prefeitura teve de encerrar novos cadastros por conta da grande procura; 800 vagas serão abertas em 2019

  • Animais serão castrados gratuitamente pela Prefeitura de Ribeirão Pires.
    Foto: Divulgação/PRP
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 05/11/2018
  • Compartilhar:

Prefeitura teve de encerrar novos cadastros por conta da grande procura; 800 vagas serão abertas em 2019

 

animais

Animais serão castrados gratuitamente pela Prefeitura de Ribeirão Pires. Foto: Divulgação/PRP

 

A Prefeitura de Ribeirão Pires recebeu entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro 1,2 mil inscrições para o programa gratuito de castração de cães e gatos no município. Em razão da grande procura, o cadastro para esse ano foi encerrado. As inscrições para outras 800 vagas do programa serão abertas em 2019, conforme os procedimentos agendados em 2018 forem sendo efetuados.

As cirurgias gratuitas serão feitas na sede do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e em unidade móvel que fará a castração em diferentes pontos da cidade. Foram priorizados no início desta segunda etapa de cirurgias ONGs que abrigam animais da cidade, bem como cães e gatos adotados por moradores no CCZ. No primeiro dia de castração, foram operados 100 animais nesses requisitos, seguindo o que é estabelecido pela Lei Municipal nº 5.836/14.

Em 2017, a Prefeitura de Ribeirão Pires realizou cerca de 500 castrações gratuitas de cães e gatos. “Consideramos esse um importante investimento voltado ao controle da população canina e felina em nossa cidade. Além do bem-estar dos animais, essa medida tem como objetivo garantir mais segurança e saúde a todos os moradores, principal papel do Centro de Controle de Zoonoses”, disse a secretária de Saúde da cidade, Patrícia Freitas.

Posse responsável

Abandono e maus tratos a animais são crimes com pena de até dois anos de detenção e multa, de acordo com a Lei Federal nº 9605/98, artigo 32. Todas as pessoas que adotam um animal de estimação são responsáveis por garantir seu bem-estar e segurança.

Alguns cuidados são essenciais para manter um animal em boas condições. Passear com o pet usando sempre a coleira e guia, garantir uma casinha ou caminha confortável, limpa, abrigado da chuva e do sol são algumas tarefas que não podem ser esquecidas. Além disso, todos os animais precisam de ração de boa qualidade e água limpa e fresca, para evitar problemas de saúde.