ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Cidades

Centro Hospitalar Municipal de Santo André começa a realizar cirurgias eletivas de catarata

No início dos atendimentos, 20 pacientes já foram operados no Centro Hospitalar Municipal; expectativa da Secretaria de Saúde é que as cirurgias aconteçam todos os sábados

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 05/05/2024 11:42
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 05/05/2024
Compartilhar

No início dos atendimentos, 20 pacientes já foram operados no Centro Hospitalar Municipal; expectativa da Secretaria de Saúde é que as cirurgias aconteçam todos os sábados

Centro Hospitalar Municipal de Santo André começa a realizar cirurgias eletivas de catarata
Centro Hospitalar Municipal de Santo André começa a realizar cirurgias eletivas de catarata. Foto: Divulgação

O Centro Hospitalar Municipal (CHM) Dr. Newton da Costa Brandão, em Santo André, começou neste sábado (04/05) a realizar cirurgias oftalmológicas de catarata. A medida visa absorver parte da demanda do município.

A Secretaria de Saúde de Santo André iniciou os atendimentos no CHM com a cirurgia em 20 pacientes. A expectativa é de que os procedimentos sejam realizados, inicialmente, aos sábados, com a possibilidade de ampliação das agendas.

Até chegar à última etapa do processo, que é a cirurgia, o munícipe é atendido inicialmente pela rede de atenção básica do município e, posteriormente, encaminhado ao oftalmologista, no Poupatempo da Saúde, localizado dentro do Atrium Shopping. A partir daí, caso haja indicação cirúrgica por parte do médico especialista, os exames pré-operatórios são realizados e a data da cirurgia marcada.

“Dentro do processo de desenvolvimento que o CHM vem passando nos últimos anos, o início das cirurgias oftalmológicas demonstra o potencial e funcionalidade do Sistema Único de Saúde (SUS) de Santo André”, disse o médico Willian Faria, diretor técnico do CHM, que acompanhou o início dos atendimentos.

“Essa estratégia confirma que a rede de saúde andreense está articulada para cuidar dos usuários com profissionais altamente qualificados, com acesso e cuidado à população de forma integral e universal’, completou o diretor geral da rede de Atenção Hospitalar, Victor Chiavegato.

Gilmar Perencin, 67 anos, uma das primeiras pessoas atendidas neste sábado, destacou a agilidade no atendimento e como esse procedimento o encheu de esperança. “Desde que descobri a catarata até o meu encaminhamento, fui muito bem atendido. Agora estou mais sossegado, que vou conseguir recuperar a minha capacidade de ver e é vida que segue”, comentou.

A doença

A catarata é a doença que mais causa cegueira no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Uma das principais causas é o envelhecimento, que causa uma lesão ocular que deixa o cristalino dos olhos opaco. O único tratamento possível nestes casos é o cirúrgico.

A realização da cirurgia de catarata é rápida, não causa sequelas e é feita com o uso de anestesia local. Na ocasião, o cirurgião realiza a substituição do cristalino danificado e é colocada uma lente artificial, que vai recuperar a função perdida da visão.

No hospital, antes da cirurgia oftalmológica, é utilizado um colírio para dilatação da pupila. Como os procedimentos são rápidos, os pacientes operados têm alta no mesmo dia, com recomendação de uso de colírio a base de antibiótico e corticóide, em casa, durante o pós-cirúrgico.

Além de iniciar cirurgias de catarata no CHM, algo histórico no município, parte da demanda seguirá absorvida pelo Centro Universitário da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC).

Tags:cataratascentro hospitalar municipalcirurgias eletivascomeçosanto andré

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Ambulâncias S.Bernardo enviará força-tarefa para Rio Grande do Sul para apoiar resgate de vítimas
Próximo artigo Campo Nova Petropólis Prefeito Orlando Morando autoriza início de reforma do campo do Nova Petrópolis

Últimas notícias

Paranapiacaba e Parque Andreense terão chegada do Papai Noel e Feira de Presépios
Paranapiacaba e Parque Andreense terão chegada do Papai Noel e Feira de Presépios
12/12/2025
Equipes atuam desde terça-feira (9) na remoção de árvores, liberação de vias e manutenção emergencial em áreas afetadas Foto: Divulgação (PMETRP)
Prefeitura reforça pronta-resposta após chuvas e ventos intensos em Ribeirão Pires
11/12/2025
São Bernardo inaugura EMEB Três Marias e amplia número de alunos atendidos em tempo integral
São Bernardo inaugura EMEB Três Marias e amplia número de alunos atendidos em tempo integral
11/12/2025
Papai Noel chega em 14 de dezembro em Diadema
Papai Noel chega em 14 de dezembro em Diadema
11/12/2025
Com investimento de R$ 13 milhões, nova unidade São Pedro II é entregue em São Bernardo
Com investimento de R$ 13 milhões, nova UBS São Pedro II é entregue em São Bernardo
12/12/2025

Recomendadas

Sidney Natal Américo, de 47 anos, era colaborador da indústria de reciclagem Plastipel.
MauáCidades

Funcionário morre atropelado por caminhão dentro de pátio de empresa em Mauá

11/12/2025
Força-tarefa da Prefeitura de São Caetano garante retomada dos serviços na cidade, mas Enel ainda não restabeleceu a energia de todas as residências 
São CaetanoCidades

Após ventania, 15 mil estão sem energia em São Caetano

11/12/2025
Em São Bernardo, pedestre é roubada no Jardim Silvina
São BernardoCidades

Em São Bernardo, pedestre é roubada no Jardim Silvina

11/12/2025
moradores relatam que alimentos, especialmente carnes, estão estragando dentro das geladeiras.
Santo AndréCidades

Mais de 30h no escuro: moradores de Sto.André exigem solução após ventos causarem caos na rede elétrica

11/12/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?