VOLTAR
  • Cidades

Centro Especializado de Reabilitação será reinaugurado neste sábado

Espaço localizado na Vila Magini servirá para atender deficientes auditivos, físicos, visuais e intelectuais

  • Espaço localizado na Vila Magini servirá para atender deficientes auditivos, físicos, visuais e intelectuais.
    Foto: Divulgação/PMA-Caio Arruda
  • Por: Redação
  • Publicado em: 11/12/2019
  • Compartilhar:

Espaço localizado na Vila Magini servirá para atender deficientes auditivos, físicos, visuais e intelectuais

 

Espaço localizado na Vila Magini servirá para atender deficientes auditivos, físicos, visuais e intelectuais. Foto: Divulgação/PMA-Caio Arruda


Mauá terá o primeiro CER (Centro Especializado de Reabilitação) IV, referência para a rede de atenção à saúde da pessoa com deficiência, atendendo quem possui problemas auditivos, visuais, físicos e intelectuais. A inauguração do espaço será neste sábado (14/12), às 10h, na Rua da Pátria, 237, na Vila Magini, ainda como forma de comemoração ao aniversário de 65 anos da cidade e o atendimento já se inicia na segunda-feira (16).

De acordo com o prefeito Atila Jacomussi, o local está adaptado para receber pessoas com dificuldade de locomoção, além de ter um veículo para transporte dos pacientes que mais necessitarem. “Hoje, quem precisa fazer fisioterapia por ter sofrido um acidente ou ter alguma deficiência, não consegue se tratar em Mauá. Mas agora, com o CER IV, ou seja, o Centro Especializado que possui mais serviços de reabilitação, vai se recuperar rapidamente”, afirma o prefeito.

No local haverá especialistas como fisioterapeuta, otorrinolaringologista, fonoaudiólogos e outros médicos e assistentes que auxiliarão no tratamento dos pacientes. Os equipamentos, já disponíveis, são todos de ponta, com tecnologia avançada para o manejo mais eficiente.

O atendimento do CER IV será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e funcionará tanto por meio de guias médicas já efetuadas, quanto para atendimento no local, com triagem para elaborar um plano terapêutico que proporcione uma melhor qualidade de vida.

 

Atendimento do CER IV será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e funcionará tanto por meio de guias médicas já efetuadas. Foto: Divulgação/PMA-Caio Arruda

Retomadas na Saúde

Atila cita que a inauguração do CER IV é mais um avanço para a recuperação na Saúde da cidade. “Em novembro, recebemos a Carreta da Mamografia para exames contra o câncer de mama, já temos na Praça 22 de Novembro até 21 de dezembro a Carreta da Odonto (Sorria Mauá), para zerar a fila por saúde bucal. Voltamos com 30% dos medicamentos no Almoxarifado Central, agora estamos chegando a 70% e até março vamos a 100%, para normalizar a distribuição nas UBSs e outros equipamentos”, pontua.

De acordo com Atila, até o fim do ano, mais 28 novos médicos e dez especialistas serão incorporados ao quadro funcional do governo. O prefeito ainda projeta para fevereiro a retomada do convênio junto à Santa Casa de Mauá para maternidade, exames para mamografia, ultrassom, e ampliação de novos serviços de hemodiálise e cateterismo.

Mauá receberá até março a nova maternidade, UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal e o centro de parto normal no quarto andar do Hospital de Clínicas Doutor Radamés Nardini, além da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Feital revitalizada, com espaço reformado e equipamentos mais modernos.