Central de Abastecimento Farmacêutico de S.Caetano ganha novo espaço
Em um espaço mais amplo, o serviço foi organizado e dividido em áreas distintas de recepção, armazenagem e distribuição, assegurando a qualidade adequada dos medicamentos e materiais
Em um espaço mais amplo, o serviço foi organizado e dividido em áreas distintas de recepção, armazenagem e distribuição, assegurando a qualidade adequada dos medicamentos e materiais
O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, e o secretário de Saúde, Guilherme Crepaldi Esposito, fizeram segunda-feira (16/09) uma visita técnica nas novas instalações da CAF (Central de Abastecimento Farmacêutico), localizada na galeria técnica do Complexo Hospitalar de Clínicas.
Em um espaço mais amplo, o serviço foi organizado e dividido em áreas distintas de recepção, armazenagem e distribuição, assegurando a qualidade adequada dos medicamentos e materiais.
“A farmácia tem papel fundamental no atendimento diário dos mais de 170 pacientes internados no Complexo, além de ser a responsável pela distribuição de todo material hospitalar utilizado em atendimentos e cirurgias. A nova instalação conta com processos que modernizam a assistência farmacêutica e garantem segurança aos pacientes internados”, afirmou Auricchio.
Todo controle é realizado por meio do sistema de prontuário eletrônico, que garante o atendimento seguro das prescrições, reduzindo erros, custos e promovendo economia para a instituição.
“A readequação do espaço físico da farmácia do Complexo Hospitalar trouxe melhorias significativas para todas as rotinas estabelecidas. Atualmente, disponibilizamos cerca de 1.100 itens distintos, e diariamente são dispensados cerca de 7.580 medicamentos e materiais hospitalares”, explicou Guilherme.
ATENÇÃO FARMACÊUTICA
O município conta com uma rede robusta de atenção farmacêutica, com dispensação em todas as Unidades Básicas de Saúde, no CAPS, no Atende Fácil Saúde, que funciona 24 horas por dia, e na farmácia de alto custo. A cidade conta com o programa Remédio em Casa, que realiza em média 420 entregas por dia.
São mais de 8,2 mil atendimentos na farmácia de alto custo por mês e mais de 4,1 milhões de medicamentos distribuídos por mês em toda rede, além de fraldas, dietas enterais e materiais médicos como curativos, compressas de gaze, atadura, pomada, luvas, entre outros.
“Realizamos mais de 69 mil atendimentos mês, sendo o Atende Fácil Saúde a unidade mais procurada, com 20 mil atendimentos, seguido do CAPS (7,6 mil) e componente especializado (7,6 mil). Entre as UBSs, o Centro de Especialidades Médicas, no Bairro Fundação, é a unidade que mais atende pacientes (3,5 mil), seguida pela UBS Nair Spina Benedicts (3,2 mil)”, afirmou o coordenador da Assistência Farmacêutica, Eduardo José de Araújo.
As dúvidas em relação aos locais de dispensação, além de críticas e sugestões podem ser obtidas no FarmaZap (4233-8135) canal on-line, que funciona 24 horas.