Casa do Olhar Luiz Sacilotto abre exposição de Betto Damasceno

Mais visitadas

Mostra “Ele por ele mesmo” pode ser visitada até 9 de fevereiro, com entrada gratuita

 

Mostra com curadoria de Enock Sacramento é composta por 25 autorretratos. Foto: Divulgação/PSA

 

A Casa do Olhar Luiz Sacilotto abre neste sábado (12/01), às 15h, a exposição ‘Ele por ele mesmo’, do artista plástico Betto Damasceno. A mostra, com curadoria de Enock Sacramento, é composta por 25 autorretratos, gênero de arte praticado desde a renascença até os dias atuais, muito utilizado por Damasceno. Segundo o curador, os retratos de Betto são mais do que representações de si mesmo e agem como projeções do entorno do artista.

“A análise de suas obras nos remete ao livro ‘Quatro Gigantes da Alma’, do professor e mestre cubano em psicologia, Emilio Mira y López, e ao ambiente sócio-econômico-político em que vivemos atualmente. Nele, os gigantes da alma são o medo, a ira, o amor e o dever, que estão quase sempre presentes em nossas vidas e nos influenciam o tempo todo”, explicou Sacramento.

“Ele por ele mesmo” permite aos visitantes sentir a alma do pintor. Em seus autorretratos, Betto Damasceno se apresenta revoltado, estupefato, patético, sarcástico, como uma figura perdida na noite, um cidadão fantasma, mas também como um ser reflexivo, compreensivo e amoroso. O ambiente em que ele se coloca é a cidade dos muros pichados, dos grafites que remetem sua pintura a um universo tenso, onde pede urgência na busca de soluções para os grandes problemas sociais do ABC e do país.

Os quadros de Betto Damasceno são divididos em 12 séries. Uma delas, Autorretrato, dá origem à mostra que ficará em Santo André até 9 de fevereiro.

Perfil

Autodidata nascido em São Bernardo do Campo, Betto viu nas artes uma oportunidade de recomeçar sua vida, após sofrer um grave acidente em 2003, que o deixou em coma por oito meses, dois anos internado e tendo que passar por 37 cirurgias. Ficou com sequelas e foi aposentado por invalidez. Em sua carreira profissional foi diretor de empresa e comerciante, mas nada relacionado à arte.

Em 2009, já apreciador de arte, decidiu comprar suas primeiras telas, tintas e pincéis. Começou a pintar e não parou mais.

Sem faculdade, cursos ou afins, Damasceno conquistou a sua primeira exposição em 2015, na Pinacoteca de São Bernardo. Já participou do Salão de Artes Plásticas de Mococa (2015) onde ficou em 2º lugar; do 14º Salão de Arte Contemporânea de Guarulhos e de mostras no exterior. Estados Unidos, México, Rússia, Itália e Argentina conheceram de perto suas obras. Hoje é um profissional respeitado pela crítica especializada. O artista tem trabalhos incluídos no acervo da Pinacoteca Municipal andreense que hoje pode ser visitado na Sabina Escola Parque do Conhecimento.

Serviço:

Ele por ele mesmo, de Betto Damasceno

Curadoria: Enock Sacramento

Local: Casa do Olhar Luiz Sacilotto

Endereço: Rua Campos Sales, 414 – Centro | Santo André

Data: Abertura dia 12 de janeiro de 2019, às 15h

Visitação: de 15/01 a 9/02, de terça a sexta, das 10 às 17h, e aos sábados, das 10 às 15h

Gratuito

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações