VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Casa da Família Ferroviária em Paranapiacaba abriga exposição de Natal

Árvore, presépio e painéis com fotos resgatam a história da influência vitoriana na festa

  • Presépio é uma das atrações na Casa da Família Ferroviária.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 18/12/2018
  • Compartilhar:

Árvore, presépio e painéis com fotos resgatam a história da influência vitoriana na festa

 

casa da família

Presépio é uma das atrações na Casa da Família Ferroviária. Foto: Divulgação

A Casa Família Ferroviária, na vila de Paranapiacaba, que reconstitui uma casa da década de 1930, passou a contar com algumas peças de celebração do Natal. O destaque fica para uma árvore de Natal de época e um presépio. Há ainda painéis com textos e fotos.

Idealizador da nova exposição, o diretor de Paranapiacaba, Eric Lamarca, lembra que o estilo de comemoração que temos nesta época tem influência da rainha Vitória da Inglaterra. “Os painéis que compõem a exposição contam esta história, através de textos e fotos”, afirma. Uma das peças que integra a exposição é uma árvore de Natal de época, com enfeites e pequenos candelabros, onde na noite de 24 de dezembro as famílias acendiam velas para a celebração.

A Casa da Família Ferroviária é de tipologia A, com tijolos e telhas francesas. Localizada na avenida Fox, 438, foi construída entre 1897 e 1901, para abrigar trabalhadores da ferrovia e restaurada em 2003. O local conta com cozinha, quarto, sala de estar e quarto de costura decorados com móveis, equipamentos, utensílios, vestuários e elementos decorativos de época.

O projeto da Casa da Família Ferroviária é uma iniciativa da Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de São Paulo e do Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa. O espaço estará aberto para visitas aos fins de semana, das 10h às 17h, e durante a semana através de agendamento. A exposição de Natal fica em cartaz até 20 de janeiro de 2019. Os ingressos custam R$ 3 com visita monitorada.