VOLTAR
  • Cidades

Carreta da Mamografia volta a Mauá a partir desta terça-feira

Serão atendidas cerca de 600 mulheres gratuitamente na Praça XXII de Novembro até 14 de março

  • Carreta do Programa do Estado fará os exames, gratuitamente, entre os dias 5 e 13/11, em Ribeirão Pires.
    Foto: Divulgação/PMA-Roberto Mourão
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 25/02/2019
  • Compartilhar:

 Serão atendidas cerca de 600 mulheres gratuitamente na Praça XXII de Novembro até 14 de março

 

mamografia

Carreata para fazer mamografia estará em Mauá até 14 de março. Foto: Divulgação/PMA-Roberto Mourão

A partir da manhã desta terça-feira (26/02), chega mais uma vez em Mauá a Carreta da Mamografia, que deve examinar cerca de 600 mulheres em 12 dias de atendimentos, para exames preventivos e gratuitos contra o câncer de mama, na Praça XXII de Novembro, região central.

A Carreta da Mamografia entregará de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, até 50 senhas diárias, e excepcionalmente no sábado do dia 9, das 9h às 13h, 25 senhas, por meio de critério da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Por essa razão, é recomendável que a moradora interessada em fazer o exame preventivo chegue pelo menos uma hora mais cedo, para garantir o serviço.

A disponibilização dos exames vai até 14 de março, com exceção do período de Carnaval – de 2 a 5 de março. As pessoas interessadas em fazer o exame devem levar um documento de identidade com foto, cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), comprovante de residência e o pedido médico. O Ministério da Saúde também prevê exames de imagem sem necessidade de requisição médica apenas para mulheres na faixa dos 50 aos 69 anos.

De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira, correspondendo atualmente a aproximadamente 28% dos casos novos de câncer em mulheres no país. A anomalia é relativamente rara antes dos 35 anos, porém, acima desta idade, sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.

Para o prefeito Atila Jacomussi, a Carreta da Mamografia traz agilidade na realização de exames e ainda conscientiza sobre o autoexame. “Mauá precisa de intervenções médicas que dê respaldo às mulheres, por isso estamos investindo em exames e prevenções, trazendo o aparelho de mamografia para detectar o câncer de mama. Queremos nossas mulheres, mães, irmãs e filhas de Mauá bem de saúde”, salientou.

A faxineira Miriam Rosa dos Santos Ferreira, de 57 anos, disse que fez o exame de mamografia no ano passado e que pretende realizar também este ano: “É muito boa a iniciativa de ter uma Carreta que combate o câncer de mama, mesmo eu não tendo histórico na família, acho bom fazer o exame anualmente”, afirmou.