Carreta da Mamografia volta a Mauá a partir desta terça-feira
Serão atendidas cerca de 600 mulheres gratuitamente na Praça XXII de Novembro até 14 de março
Serão atendidas cerca de 600 mulheres gratuitamente na Praça XXII de Novembro até 14 de março
A partir da manhã desta terça-feira (26/02), chega mais uma vez em Mauá a Carreta da Mamografia, que deve examinar cerca de 600 mulheres em 12 dias de atendimentos, para exames preventivos e gratuitos contra o câncer de mama, na Praça XXII de Novembro, região central.
A Carreta da Mamografia entregará de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, até 50 senhas diárias, e excepcionalmente no sábado do dia 9, das 9h às 13h, 25 senhas, por meio de critério da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Por essa razão, é recomendável que a moradora interessada em fazer o exame preventivo chegue pelo menos uma hora mais cedo, para garantir o serviço.
A disponibilização dos exames vai até 14 de março, com exceção do período de Carnaval – de 2 a 5 de março. As pessoas interessadas em fazer o exame devem levar um documento de identidade com foto, cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), comprovante de residência e o pedido médico. O Ministério da Saúde também prevê exames de imagem sem necessidade de requisição médica apenas para mulheres na faixa dos 50 aos 69 anos.
De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira, correspondendo atualmente a aproximadamente 28% dos casos novos de câncer em mulheres no país. A anomalia é relativamente rara antes dos 35 anos, porém, acima desta idade, sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.
Para o prefeito Atila Jacomussi, a Carreta da Mamografia traz agilidade na realização de exames e ainda conscientiza sobre o autoexame. “Mauá precisa de intervenções médicas que dê respaldo às mulheres, por isso estamos investindo em exames e prevenções, trazendo o aparelho de mamografia para detectar o câncer de mama. Queremos nossas mulheres, mães, irmãs e filhas de Mauá bem de saúde”, salientou.
A faxineira Miriam Rosa dos Santos Ferreira, de 57 anos, disse que fez o exame de mamografia no ano passado e que pretende realizar também este ano: “É muito boa a iniciativa de ter uma Carreta que combate o câncer de mama, mesmo eu não tendo histórico na família, acho bom fazer o exame anualmente”, afirmou.