VOLTAR
  • Política
  • São Bernardo

Carla Morando anuncia emendas para entidades de São Bernardo

Novidade foi comemorada pelas instituições durante a solenidade que aconteceu na sede da Casa de São Vicente de Paulo

  • Novidade foi comemorada pelas instituições durante a solenidade que aconteceu na sede da Casa de São Vicente de Paulo.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 29/11/2023
  • Compartilhar:

Novidade foi comemorada pelas instituições durante a solenidade que aconteceu na sede da Casa de São Vicente de Paulo

Carla Morando

Novidade foi comemorada pelas instituições durante a solenidade que aconteceu na sede da Casa de São Vicente de Paulo. Foto: Divulgação

Em reunião com mais de 50 entidades assistenciais de São Bernardo do Campo, nesta terça-feira (28/11), a deputada estadual Carla Morando anunciou uma novidade que beneficia o trabalho das associações: a destinação de emendas parlamentares para custeio. A inovação é uma lut10a da parlamentar que há muitos anos trabalha junto ao Governo do Estado para atender este pleito antigo das entidades. A novidade foi comemorada pelas instituições durante a solenidade que aconteceu na sede da Casa de São Vicente de Paulo, Jardim dos Velhinhos do ABC, e teve a participação do assessor da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Joás Garcia Moreno Sanches.

Joás orientou as entidades sobre a relação de parceria Estado e Terceiro Setor, sobre o processo para liberação das emendas parlamentares e sobre o que pode ser destinado para custeio. Ele ainda ressaltou a importante atuação da deputada na luta pela mudança que beneficia as entidades em seus trabalhos junto às famílias carentes. “Nós estamos na secretaria e sentimos de vocês onde as coisas estão pegando. A questão do custeio era quase uma reincidência de pedidos, mas precisávamos da legislação e aqui quero reconhecer diante de todos o trabalho da deputada Carla que lutou por isso e vai lutar por outras coisas. Parabéns, deputada”, disse. “Essa é a parceria do ganha-ganha: ganha o poder público que vai aplicar o recurso onde realmente precisa, ganha o legislativo porque foi sensível e gerou tudo isso, ganham as instituições porque vão ter o recurso e é uma demanda necessária e o mais importante ganha a população que mais precisa”, concluiu o representante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.

Coordenadora da Frente Parlamentar do Desenvolvimento Social, Morando destacou a importância das mudanças realizadas pelo Estado no processo para aplicação dos recursos destinados às instituições. “Antes, as emendas só podiam ser utilizadas para bens permanentes. Em nossas reuniões, as entidades sempre falavam que precisavam de recurso para custeio. Era uma dor imensa das associações. Levamos ao governador Tarcísio de Freitas e com a importante interlocução do Joás conquistamos esta importante vitória para o social”, disse Carla Morando que é a deputada estadual que mais destinou emendas para entidades sociais do Estado de São Paulo.

A deputada também destacou sua luta para aprimorar o processo de destinação dos recursos da nota fiscal paulista para auxiliar o reembolso para as associações. Carla Morando é autora de Projeto de Lei que tramita na Alesp e cria o Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal do Estado de São Paulo. A propositura visa garantir mais facilidade para que as associações sejam contempladas com recursos oriundos da Nota Fiscal Paulista por meio de convênio com o estabelecimento fornecedor para que ele possa realizar diretamente o cadastro do documento fiscal doado e que tenha a sua indicação como favorecida pelo crédito.

“Este nosso projeto muda o processo da nota fiscal paulista. Por que nós no século 21 ainda estamos digitando cada cupom? Podemos usar a tecnologia em benefício das entidades. Muitas, por conta da falta de pessoal para o cadastramento acabam deixando de formalizar a indicação da doação do documento fiscal recebido. Para ajudá-las, propomos que os estabelecimentos fornecedores possam realizar de forma direta e automática o registro do ente indicado como favorecido para receber crédito”, explicou Morando que recebeu da entidade Ficar de Bem um certificado em reconhecimento ao trabalho realizado em favor do social.

Representantes de entidades presentes no evento falaram da importância do apoio da deputada. “Falar de Carla é falar do amor às entidades, às crianças, às famílias. Quando está numa entidade é impressionante o amor que ela sente, chega com toda a força. O sorriso dela capta todo mundo”, disse a diretora do Centro Comunitário das Crianças de Nossa Senhora de Guadalupe do Jardim Laura, Irmã Adriana.

“Mais uma vez, nós instituições de São Bernardo, estamos aqui sendo recebidos pela nossa dinâmica e atuante Carla Morando que tanta luz e momentos de realizações traz para as entidades. Carla, que Deus te abençoe e faça feliz e que todos os seus entes queridos recebam em dobro tudo o que você faz por várias instituições, por muita gente. Do fundo do nosso coração, Deus lhe pague”, disse a diretora do Lar da Mamãe Clory, Soely Marques Gozzi.

“Carla é um anjo, uma pessoa muito próxima de cada instituição em São Bernardo e nós da Casa dos Velhinhos Dona Adelaide somos só agradecimento ao seu trabalho e carinho com as entidades”, disse o presidente da Casa Dona Adelaide, Henrique Nascimento Martins.

Também participaram do evento a presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Bernardo, Greici Picolo, o presidente da Casa de São Vicente de Paulo, Jardim dos Velhinhos do ABC, José Luciano dos Reis, e a voluntária de Mobilizações de Recursos, escritora Márcia Bortolanza, que ministrou uma palestra sobre seu livro best-seller “E Depois que o Coração Aperta- Da solidariedade À gestão eficiente das OSCs”.