VOLTAR
  • Cidades

Cânion desaba, atinge lanchas de turistas e causa mortes em MG

Quatro embarcações foram atingidas pelo desabamento do paredão. Ao todo, 27 pessoas já foram atendidas e liberadas

  • Cânion desaba, atinge lanchas de turistas e causa mortes em MG
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 08/01/2022
  • Compartilhar:

Quatro embarcações foram atingidas pelo desabamento do paredão. Ao todo, 27 pessoas já foram atendidas e liberadas

 

 

Uma rocha das encostas do cânion do Capitólio, em Minas Gerais, desabou sobre barcos de turistas neste sábado (08/01). Segundo informações do Corpo de Bombeiros, havia 34 pessoas nas embarcações. Dez pessoas morreram, nove pessoas seguem internadas e as demais foram atendidas e liberadas.

Turistas filmaram o momento do desabamento e chocou quem estava no local. É possível observar pessoas gritando no momento em que um dos cânions atinge as lanchas.

Bombeiros dos quartéis da região e do Batalhão de Operações Aéreas, além de mergulhadores se deslocaram para o local.

A Marinha informou que também encaminhou equipes de Busca e Salvamento (SAR) para o local para auxiliar no socorro às vítimas e transporte de feridos. Um inquérito será instaurado para apurar o incidente.

desabamento de cânion

Cânion desaba, atinge lanchas de turistas e causa mortes em MG. Foto: Reprodução

Governador

Por meio de seu perfil no Twitter, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, se pronunciou sobre o acidente: “Sofremos hoje a dor de uma tragédia em nosso Estado, devido às fortes chuvas, que provocaram o desprendimento de um paredão de pedras no lago de Furnas, em Capitólio. O governo de Minas está presente desde os primeiros momentos através da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros”.

Transbordamento

Mais cedo, uma pessoa ficou ferida devido ao transbordamento do dique de contenção de água na mina Pau Branco, em Nova Lima (MG). Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, a vítima foi levada ao Hospital João XXIII.Seis pessoas que moram perto do dique foram removidas preventivamente de suas casas, já que não é possível garantir a integridade da estrutura do dique, mesmo não tendo sido detectada nenhum risco estrutural até o momento. A Agência Nacional de Mineração (ANM) fará um sobrevoo da área para avaliar a situação do reservatório.

Segundo os bombeiros, não houve rompimento do dique, apenas o transbordamento do reservatório, que tem capacidade de 85 mil metros cúbicos, devido ao excesso de chuva. A água com lama acabou invadindo a rodovia BR-040, interditando a via.

transbordamento em rodovia

BR 0-40 foi tomada pela lama após transbordamento de barragem em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte. Foto: Reprodução