VOLTAR
  • Cidades

Campanha Adote Amor já conquistou um novo lar para mais de 100 pets

Perfil do animal precisa estar em equilíbrio com o adotante, seja ele agitado, calmo ou voltado para a guarda. Além disso, o comportamento dos animais pode alterar de acordo com o tratamento que recebe

  • Campanha Adote Amor já conquistou um novo lar para mais de 100 pets.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 01/10/2021
  • Compartilhar:

Perfil do animal precisa estar em equilíbrio com o adotante, seja ele agitado, calmo ou voltado para a guarda. Além disso, o comportamento dos animais pode alterar de acordo com o tratamento que recebe

Campanha Adote Amor já conquistou um novo lar para mais de 100 pets. Foto: Divulgação

Em comemoração ao Dia Mundial dos Animais (04/10), a Prefeitura de Diadema apresenta um balanço da Feira Virtual de Adoção Animal “Adote Amor”. Criada em maio deste ano, o site já intermediou a adoção de 101 animais, entre cães e gatos, adultos ou filhotes como a Cacau, que ganhou um novo lar há dois meses.

A cachorrinha de um ano e meio, nasceu com um problema na mandíbula, é a alegria da casa de Mércia Maróstica. “Ela trouxe felicidade para mim. Também tenho uma gata e elas estão se adaptando. Cacau já aprendeu a dar a patinha e adora escovar os dentes. A pessoa tem que ter muita paciência, ensinar a fazer as necessidades no lugar certo, saber que um cachorro vai durar cerca de 15 anos. É um ser vivo, tem sentimentos. Aqui é um membro da família”, garantiu.

Para Mércia, o ato de adotar é uma tradição de família. “Sempre tivemos animais de estimação e só pegamos em adoção. Eu não compro porque atrás de um cachorrinho de raça pode ter um canil explorando”, afirmou.

A médica veterinária e coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Diadema, Nanci do Carmo, alerta que é preciso preparar a moradia para receber o novo habitante. “Para a adoção de um gato, por exemplo, é importante que seja uma casa ou apartamento seguros, com telas de preferência ou sem rotas de fuga, pois a rua pode ser um lugar muito perigoso para os gatos. Para cães, também é preciso se assegurar de que não haja rotas de fuga e que os portões sejam suficientes para conter esse cachorrinho. No caso de animais de grande porte, que podem apresentar algum risco a pessoas ou outros animais na fase de adaptação, é orientado que se tenha um canil adequado para recebê-lo e contê-lo de forma segura. Tem que se pensar também onde esse animal adotado irá dormir, se é coberto, protegido de intempéries e sem riscos de acidentes. Também é preciso pensar onde será disponibilizada a área para alimentação e para demais necessidades desse animal”.

Outras questões também precisam ser avaliadas no momento da adoção. “É muito importante estar ciente de qual perfil de animal a família espera: agitado, calmo, voltado para a guarda. Sabendo, porém, que o comportamento dos animais pode alterar de acordo com a forma que são tratados. Também há coisas que precisam estar bem claras para não gerar conflitos, por exemplo: cães latem, filhotes choram, gatos miam, se escondem e todos eles precisam fazer suas necessidades fisiológicas, então é preciso estar preparado para isso e ter paciência para adaptar da melhor forma”, finaliza Nanci.

Quem pretende ter a companhia de um pet deve avaliar ainda a questão financeira, pois animais exigem cuidados como atendimento veterinário, ração, banho e atenção, além de providenciar identificação e castração desse animal. Quando a família viajar, é necessário saber se o destino permite pet ou então deixá-lo em um local seguro.

Como adotar

A Feira Virtual de Adoção Animal “Adote Amor” é uma ação desenvolvida por uma equipe composta por técnicos das secretarias de Meio Ambiente e de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), representantes do Conselho de Proteção e Bem-Estar Animal (CONPBEA).

Os animais disponíveis para a adoção são vermifugados e cães e gatos maiores de quatro meses estarão castrados. Quem deseja adotar precisa apresentar documento com foto e comprovante de endereço. Após preencher um cadastro e assinar o termo de posse responsável, o adotante recebe orientações sobre cuidados com os animais.

 

Serviço:

Feira virtual Adote Amor

http://adoteamor.diadema.sp.gov.br/

 

Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Diadema

Rua Ipoá, 131 – Inamar.

Tel.: 08007710963