Caminhão Tempestade é usado pela 1ª vez em ação contra pancadão em Diadema

Mais visitadas

GCM realizou 19 rondas preventivas em locais que costumam ocorrer festas irregulares e acabou com dois bailes funks

 

GCM realizou 19 rondas preventivas com Caminhão Tempestade em locais que costumam ocorrer festas irregulares e acabou com dois bailes funks. Foto: Divulgação

 

A GCM (Guarda Civil Municipal) realizou neste fim de semana a Operação Casa em Ordem e utilizou pela primeira vez o caminhão Tempestade para combater pancadões na cidade.

Durante a operação, a GCM realizou 19 rondas preventivas em locais que costumam ocorrer esses eventos, e encerrou duas com 100 e 200 pessoas aproximadamente. Foram vistoriadas duas motocicletas e 11 veículos, sendo um removido para o pátio por infringir a Lei 2135/02 (som alto); 11 autos de infração de trânsito aplicados e 16 pessoas revistadas. Foram atendidas cinco denúncias devido a som alto em residência e cinco estabelecimentos vistoriados pelo Diadema Legal.

Tempestade

Foi o primeiro fim de semana de operação com o “Tempestade”, caminhão de combate preparado para operações especiais. Não foi necessário jogar jatos d´água para dispensar dos frequentadores dos bailes funk, que dispersaram só de observar a presença dos guardas municipais e do caminhão.

O veículo foi adaptado com verba do Fundo Municipal de Segurança para realizar operações de distúrbio civil e ações especiais da GCM. Com capacidade de cinco mil litros de armazenamento, foi instalado um jato de pressão d’água. “A metodologia de trabalho empregada na concepção deste caminhão foi amplamente estudada, aplicando-se ao uso diferenciado da força através de material de menor potencial ofensivo (água).Visa menor risco de lesão e efeitos colaterais, em todas as partes envolvidas nas operações de restabelecimento do sossego público”, comentou o secretário de Defesa Social, Paulo Alexandre Fagundes.

A GCM percorre, nos finais de semana, todos os bairros do município realizando rondas, atendendo denúncias, fiscalizando atividades irregulares e coibindo a realização de pancadões.

A Lei 2135/02proíbe perturbar o sossego e o bem-estar público e da vizinhança com ruídos, vibrações, sons excessivos ou incômodos de qualquer natureza, que contrariem os níveis máximos de intensidade estabelecidos na Lei.

 

Diadema ganha caminhão tempestade para combater pancadões com jato d´água. Foto: Divulgação/PDA-Thiago Benedetti

 

Operação Casa em Ordem

Guardas civis municipais e policiais militares trabalham nos finais de semana atendendo as reclamações da população relacionadas à emissão de sons e ruídos por automóveis, além de bares em diversos pontos da cidade.

Serviço

Denúncias

Tels.: 0800-770-5559, 4044-0249 ou 153

Por e-mail diademalegal@diadema.sp.gov.br,gcm@diadema.sp.gov.br

Pessoalmente na Avenida Dr. Ulisses Guimarães, 3.399 – Vila Nogueira

Mais publicações

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações