VOLTAR
  • Variedades

Caminhada da Conscientização do Autismo reúne mil pessoas em Sto.André

Ação no Paço Municipal destacou importância da inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista

  • Caminhada da Conscientização do Autismo reúne mil pessoas em Santo .André.
    Foto: Divulgação/PSA-Helber Aggio
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 02/04/2023
  • Compartilhar:

Ação no Paço Municipal destacou importância da inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Caminhada de conscientização do autismo

Caminhada da Conscientização do Autismo reúne mil pessoas em Santo .André. Foto: Divulgação/PSA-Helber Aggio

O Paço Municipal de Santo André recebeu, neste domingo (02/04), mais de mil pessoas que participaram da Caminhada da Conscientização do Autismo. A atividade chamou atenção para o fim do preconceito e destacou a importância da inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O prefeito Paulo Serra esteve presente na caminhada e chamou a atenção da sociedade para a causa. “Além deste evento estar no nosso calendário de atividades do aniversário da cidade, temos que alertar a sociedade sobre a importância de avançarmos em políticas públicas relacionadas ao TEA, além de quebrarmos o preconceito e, em muitos casos, a falta de informação sobre o tema”, destacou.

Os participantes da caminhada realizaram um percurso simbólico, saindo do espelho d´água do Paço até o estacionamento da Prefeitura, e se juntaram às atividades realizadas no Domingo no Paço, com brincadeiras e jogos psicomotores.

O casal Camila Lopes e Jansen Fernandes participou da caminhada, acompanhando do seu filho. Eles ressaltaram a importância da informação no combate ao preconceito. “Participar dessa caminhada é um grande presente. Descobrimos recentemente que nosso filho é portador de TEA e a partir disso abraçamos essa causa. Para que a inclusão aconteça de fato é necessário que a gente entenda mais, se informe mais, para quebrar o preconceito”, destacou Camila.

“O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento e quando falamos em espectro, queremos dizer que nenhum autista é igual ao outro e que cada um vai representar a diversidade do transtorno de forma única ao contrário de pessoas com outras síndromes”, explica o secretário da Pessoa com Deficiência, Jobert MInhoca. “Abraçar a causa do TEA é uma das nossas principais bandeiras à frente da secretaria”, finalizou.

“Santo André é uma cidade inclusiva, com pessoas que se dedicam dia e noite para construir uma cidade melhor para nossa gente. Respeito é a marca de uma cidade que ama as suas pessoas, que ama seus moradores e que inclui a todos. É claro que o TEA jamais ficaria de fora do nosso foco e das nossas prioridades enquanto política pública para avançarmos cada vez mais”, finalizou o prefeito Paulo Serra.

A quinta edição da Caminhada da Conscientização do Autismo foi uma realização da Prefeitura de Santo André, com apoio do Comdef (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência), e contou com a presença das clínicas Piu Abilita, Clia Psicologia, Clínica Casa Grande, Clínica Acolha, Casa da Esperança, Clínica Sphera, Clínica Neurocenterkids, Criee, Núcleo Vital, Clínica ABA ABC e Clínica de Comunicação e Fonoaudiologia.

CIPTEA

Justamente por conta de o autista não possuir características evidentes, foi criada a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, que assegura às pessoas com TEA o direito à atenção integral, pronto atendimento e prioridade no acesso aos serviços públicos e privados. Para requerer o documento é necessário preencher o cadastro por meio do link https://www.santoandre.sp.gov.br/CarteiraAutista/Forms/PreCadastro/

A CIPTEA é gratuita e opcional, mas é um direito de toda pessoa com Transtorno do Espectro Autista, garantido pela Lei Federal 13.977/20. A legislação é conhecida como Lei Romeo Mion, filho do apresentador Marcos Mion, um dos principais defensores da medida.

Aniversário

A caminhada faz parte da programação do aniversário de 470 anos da cidade, que é uma realização da RM Tatuapé, com apoio da Prefeitura de Santo André e do Fundo Social de Solidariedade. A apresentação é do Diário do Grande ABC, com patrocínio da Patriani e da Nova Ceasa e copatrocínio de Nagumo, LGBS, Terra Com, Ossel e Grand Plaza.

O calendário com todas as atividades está disponível no site www.santoandre470anos.com.br