VOLTAR
  • Política

Câmara Municipal reverencia a OAB e os advogados de São Caetano

Ponto alto da sessão foi discurso de João da Costa Faria, ex-secretário de Assuntos Jurídicos do município, que contou muitas histórias 

  • Câmara Municipal reverencia a OAB e os advogados de São Caetano.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 12/08/2023
  • Compartilhar:

Ponto alto da sessão foi discurso de João da Costa Faria, ex-secretário de Assuntos Jurídicos do município, que contou muitas histórias

Câmara Municipal reverencia a OAB e os advogados de São Caetano. Foto: Divulgação

Uma noite de reverência ao Estado Democrático de Direito e à Advocacia. Assim foi a sessão solene realizada na Câmara Municipal de São Caetano do Sul na quinta-feira (10/8), em homenagem ao Dia do Advogado, que lotou as dependências do Plenário dos Autonomistas.

Na oportunidade, os doutores João da Costa Faria, ex-secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura, e João Paulo Borges Chagas, presidente da 40ª subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) da cidade, receberam o Título de Cidadão Sulsancaetanense. A OAB local, que completa 57 anos de atividades neste mês, e diversos advogados foram agraciados com placas de agradecimento pelos serviços prestados no município.

A sessão foi prestigiada pelo juiz diretor do Fórum de São Caetano do Sul, Dagoberto Jeronimo do Nascimento, o vice-prefeito Carlos Humberto Seraphim (PL) – representando o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) –, o deputado estadual Thiago Auricchio (PL), o empresário e presidente do Grupo CB Michel Klein, além de vereadores e outras autoridades.

Advogados

Advogados em sessão presidida na Câmara Municipal de São Caetano. Foto: Divulgação

O presidente da Câmara, vereador Pio Mielo (PSDB), ressaltou que a sessão em alusão ao Dia do Advogado é história, instituída em 1994. É uma das mais importantes cerimônias da nossa cidade. Tanto pelos homenageados quando pelos advogados e advogadas que trabalham pela justiça no País e em São Caetano. É em função da justiça que se gera o equilíbrio necessário na defesa das pessoas que necessitam”, disse Pio Mielo.

O vereador Caio Salgado (PL) fez a saudação em nome do Poder Legislativo. “Temos de enaltecer nossa profissão, uma das mais árduas, mas uma das mais apaixonantes. Nós, advogados, vivemos mais nos escritórios e Fóruns do que com nossa família. Temos de provar a cada dia que a atuação de advogados facilita a dinâmica de viver em sociedade.

Presidente da OAB de São Caetano, João Paulo Borges Chagas, agradeceu ao título recebido, indicado pelo vereador Marcos Fontes (PSDB), e todas as homenagens feitas à OAB e profissionais do Direito. “É uma celebração dos advogados e de toda Advocacia. Vivemos em um momento de dificuldade de diálogo no País. A função da OAB como entidade, em âmbito federal, estadual e municipal, é atuar de forma transformadora, com aproximação junto à sociedade. Que sejamos no dia a dia uma ferramenta de soluções, para evolução do nosso município”, disse Borges Chagas, ao observar que são 3 mil advogados inscritos na 40ª subseção, sendo mais de 80% deles com escritórios e residentes de São Caetano.

O outro homenageado da noite com o Título de Cidadão Sulsancaetanense, indicado pelo vereador Ubiratan Figueiredo (PSD), João da Costa Faria foi bastante elogiado. “Ícone” e “enciclopédia da Advocacia” foram alguns dos predicados a ele, que foi um dos fundadores da OAB da cidade, em 1966, além de ter presidido a entidade por dois mandatos. Com simpatia ímpar, característica que permeia toda sua trajetória, logo de início quebrou o protocolo e iniciou sua fala com o soneto ‘Ora Direis Ouvir Estrelas’, de Olavo Bilac. “Este soneto relata a razão e o lema de toda a minha essência: o amor ao semelhante”, iniciou Faria, para em seguida contar algumas histórias sobre a política da cidade, a qual aportou em 24 de julho de 1950. Com bom-humor e inteligência, tirou sorrisos do público diversas vezes.

Por fim, lembrou o início na advocacia, “sem sala na OAB, com reuniões em pizzarias”, e agradeceu a honraria recebida do Legislativo. “Nasci na Rua São Caetano, em São Paulo. Vim ao mundo pelas mãos de uma parteira. Tenho orgulho das minhas origens. Sou formado em 1964, advogado corajoso para defender presos políticos no Dops (órgão de repressão aos movimentos sociais e populares da ditadura militar)”, discorreu, para finalizar.

“As senhoras e os senhores aqui presentes, ao lado das autoridades, são as molas propulsoras da cidade. São as pilastras de sustentação de São Caetano do Sul. São vocês as verdadeiras chaminés do progresso de que fala nosso hino. Por isso proporcionam que São Caetano seja a melhor cidade para se viver, com o melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano (segundo a ONU). Para que todos nós possamos bater no peito e bradar a plenos pulmões: nós somos filhos de São Caetano. Muito obrigado!”, frisou, ao ser muito aplaudido.

O deputado Thiago Auricchio observou que as homenagens a Borges Chagas e Costa Faria são pertinentes e que se inspira no trabalho realizado por eles. “Profissão desafiadora, com tantas leis que mudam. Advogado tem sempre de se aprimorar e ouvir conselhos do seniores.”

O vice-prefeito Seraphim disse que a OAB é fundamental para o município, inclusive em parcerias da Prefeitura em ações sociais. “Ficamos felizes de estar entre amigos nesta cerimônia, realizada há quase 30 anos. Temos muito a agradecer à classe dos advogados de nossa cidade. Vamos torná-la cada vez melhor.”

Cãmara Municipal de São Caetano presta homenagem a 40ª subseção da OAB do município