VOLTAR
  • Política

Câmara de Santo André é notificada e vereadora Elian é afastada por seis meses

Assume o lugar da parlamentar o primeiro suplente do Solidariedade, Vavá da Churrascaria

  • Elian Santana diz que sua honra foi ofendida por vereador.
    Foto: Divulgação/Facebook/Câmara
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 28/11/2018
  • Compartilhar:

Assume o lugar da parlamentar o primeiro suplente do Solidariedade, Vavá da Churrascaria

 

seis mesess

Elian Santana é afastada do cargo por seis meses. Foto: Divulgação/Facebook/Câmara

 

O Legislativo de Santo André foi notificado pela Justiça nesta quarta-feira (28/11) de que a vereadora Elian Santana (SD) está afastada do cargo por seis meses. A parlamentar foi presa temporariamente nesta segunda-feira (26/11), na operação Operação Barbour, deflagrada pela PF (Polícia Federal). Ela é acusada de participação em fraudes no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A determinação judicial foi estendida à chefe de gabinete, Lucilene Aparecida Ferreira França.

A Câmara convocará para assumir a vaga o primeiro suplente do Solidariedade, Vavá da Churrascaria, que já deve participar da sessão desta quinta-feira (29/11). Ele recebeu 1.734 votos nas eleições de 2016.

Elian foi afastada do cargo a pedido da AGU (Advocacia-Geral da União). Todos os seus bens também foram bloqueados. Como a prisão é temporária, a vereadora ficará detida por cinco dias, podendo ser renovada a prisão por igual período. Posteriormente, a Justiça poderá converter em prisão preventiva, sem prazo definido para permanecer na carceragem da Polícia Federal.

Elian é acusada de participar de uma quadrilha com quatro pessoas, entre elas o servidor da agência da Previdência de Diadema Vitor Mendonça de Souza. De acordo com a PF, esse funcionário era responsável por aprovar as aposentadorias medidante a pagamento de R$ 9 mil a R$ 15 mil. Alguns benefícios foram aprovados por ele em tempo recorde: 4 minutos. Outro preso foi Adair Assah, acusado de ser o intermediário do esquema fraudulento.

O presidente da Câmara emitiu nota oficial sobre o assunto. “A Câmara Municipal de Santo André comunica o afastamento da vereadora Elian Santana do exercício de suas funções parlamentares e de sua chefe de gabinete, Lucilene Aparecida Ferreira França, pelo prazo de 180 dias, em cumprimento de determinação judicial. A Câmara Municipal de Santo André reforça que presa pela transparência e está à disposição para esclarecimentos”, finalizou.