Caixa aumenta nota da Prefeitura de S.Bernardo na área financeira   

Com isso, o município pode  contrair novos créditos junto a instituições nacionais para execução de obras

 

A Prefeitura de São Bernardo recebeu nesta terça-feira (16/07) uma certificação emitida pela Caixa Econômica Federal que eleva a credibilidade financeira do município para A+. Com isso, o município pode  contrair novos créditos junto a instituições nacionais para execução de projetos de melhorias de infraestrutura.

O anúncio da elevação da capacidade financeira do município foi feito pelo  prefeito Orlando Morando, em solenidade realizada no Salão Nobre do Paço. Na oportunidade, o chefe do Executivo apresentou o documento emitido pela Caixa, por meio da Gerente de Relacionamento Governo e Judiciário da Regional ABC, Bruna Osmak, que certifica o novo índice. O ato contou ainda com a participação dos secretários municipais José Luiz Gavinelli (Finanças), Thais Santiago (Comunicação) e vereadores da base aliada.

Denominado rating, a nota atribuída pela Caixa obedece a uma série de critérios, sobre o que corresponde à capacidade do município em honrar compromissos financeiros. A instituição trabalha com conceitos de ‘A’ (maior índice de aprovação) a ‘E’ (índice de reprovação) e variações de positivo e negativo entre as notas. Quanto maior o conceito, mais facilmente o município consegue acesso ao crédito oferecido pelo banco. Quanto pior, mais empecilhos são colocados – entre eles autorização da União ou do Congresso.

Segundo o prefeito Orlando Morando, a conquista do conceito A + é um marco para a história da cidade que, após 30 meses de gestão, abre um novo capítulo em suas finanças. “Mesmo nos momentos de alto crescimento da economia brasileira, São Bernardo nunca tinha apresentado um rating A+. Isso mostra claramente o rigor que nós temos tido mediante ao controle do gasto público e o respeito ao dinheiro público. Herdamos uma dívida de R$ 200 milhões da antiga gestão que também nos deixou uma nota de D- e com comprometimento e respeito a nossa população hoje podemos dizer que consolidamos um equilíbrio financeiro das contas públicas alcançando o melhor rating do Grande ABC”, afirmou.

Em seu discurso, o chefe do Executivo elencou série de medidas executadas pela atual gestão que permitiram o município atingir esse patamar. Entre as principais ações estão a renegociação de contratos, os cortes de carros oficiais e celulares corporativos, assim como congelamento de 30% de cargos comissionados, redução das horas extras, redução dos imóveis alugados, além da implementação do Programa de Redução Tributária e Nota 1000. “Com essa saúde financeira conseguiremos créditos financeiros que irão se tornar em investimento para nossa população”, ponderou.

INVESTIMENTO

Dentre esses projetos, a Administração municipal projeta para os próximos dois meses possível liberação de crédito no valor de R$ 25 milhões, junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento) para melhorias na Segurança Pública do município.