Em 2024, o Caism realizou 2.010 consultas de mastologia, 83 cirurgias e identificou 45 novos casos de câncer de mama
O Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) de São Caetano preparou uma programação especial para celebrar o primeiro dia de outubro, mês conhecido pelas ações do Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama. Ambiente instagramável, abordagem educativa na sala de espera com explicação e uso didático da mama amiga, spa de beleza e ensaio fotográfico foram ações que aconteceram na unidade. Além disso, no dia 22 de outubro, estará na Estação da CPTM, com ações de abordagem para orientações sobre a saúde da mulher e câncer de mama.
Em 2024, o Caism realizou 2.010 consultas de mastologia, 83 cirurgias e identificou 45 novos casos de câncer de mama. Em média, são realizados 540 exames de mamografia por mês e não há espera para o exame, casos urgentes são agendados em até uma semana e os demais dentro do mesmo mês. “A cidade tem aumentado a rastreabilidade e a detecção precoce de casos de câncer de mama, melhorando o prognóstico das pacientes”, afirmou o secretário de Saúde, Guilherme Esposito.
Roberta Marinho, micropigmentadora paramédica, é especialista em restaurar a aréola, que muitas vezes perde sua pigmentação natural. “Através da micropigmentação, podemos recriar a aparência natural da aréola e do mamilo, proporcionando um resultado final realista e esteticamente satisfatório. Ajudamos nossas pacientes a recuperar a confiança em sua aparência e a se sentirem completas novamente”, explicou Roberta.
Uma das pacientes atendidas no Caism, selecionada pelas condições clínicas e médicas, Marcia Renata Miola Mendes ganhou a micropigmentação da profissional e está muito feliz. “Eu não tive muito problema com a perda da aréola, isso não me preocupava. Meu foco sempre foi a cura do câncer. Mas, quando fui presenteada e vi o resultado, fiquei muito feliz, mexe com nossa autoestima. Hoje, posso me olhar ou me trocar na frente de alguém e ninguém vai perceber, ficou muito natural. As pessoas só sabem o que passamos quando veem sinais em nosso corpo, como a perda dos cabelos ou de alguma parte”.
Marcia foi diagnosticada com câncer nas duas mamas, em maio de 2022. Fez sessões de quimioterapia, cirurgia e radioterapia. “Agradeço muito por São Caetano ter qualidade e humanização nos atendimentos. Foi tudo muito rápido, em pouco tempo estava operada e não saí da cirurgia mutilada, e sim com as próteses. Isso fez toda diferença”, destacou Marcia.
Nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), durante todo mês de outubro, será realizado papanicolau em livre demanda, rodas de conversa sobre o tema e distribuição de panfletos com orientações. A programação com datas e horários de exames e atividades, deve ser consultada nas UBSs do bairro.
No dia 22, a equipe da unidade estará na Estação da CPTM Prefeito Walter Braido, no Centro, das 8h às 17h, com ações de abordagem para orientações sobre o autoexame e entrega de folders, sobre prevenção ao câncer de mama e orientações sobre a saúde da mulher.