VOLTAR
  • Cidades

Caism de São Caetano é reinaugurado e atenderá 500 mulheres por dia

Entrega da reforma e ampliação do espaço foi feita pelo José Auricchio neste sábado; unidade de saúde ganha cinco novos consultórios

  • Entrega da reforma e ampliação do espaço foi feita pelo José Auricchio neste sábado.
    Foto: Gislayne Jacinto
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 05/10/2019
  • Compartilhar:

Entrega da reforma e ampliação do espaço foi feita pelo José Auricchio neste sábado; unidade de saúde ganha cinco novos consultórios

Entrega da reforma e ampliação do espaço foi feita pelo José Auricchio neste sábado. Foto: Gislayne Jacinto

 

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), reinaugurou neste sábado (05/10) o Caism (Centro Integral de Atenção à Saúde da Mulher) Antonia Braido Dal’Mas, que fica na rua Herculano de Freitas, 200, no bairro da Fundação. O prefeito afirmou que a capacidade de atendimento aumentará de 300 para 500 mulheres por dia. “O investimento chegou a R$ 500 mil e a unidade ganha cincos novos consultórios”, informou Auricchio.

A secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, informou que entre as  intervenções realizadas estão a criação de uma sala de acolhimento aos pacientes, climatização (com instalação de ar-condicionado) e o prontuário eletrônico, que garante atendimentos mais ágeis e eficientes. A obra incluiu, ainda, reparos no telhado, impermeabilização da viga-calha, reforma de sanitários e consultórios, troca de pisos e revestimentos e a revisão das instalações elétricas, incluindo a substituição de lâmpadas de vapor por LED.

A secretária salientou que a psicóloga e a assistente social do Caism ganharam salas independentes. Antes da reforma, ambos os atendimentos eram feitos no mesmo espaço, o que trazia certa dificuldade às profissionais.

O Caism realiza atendimentos nas áreas de planejamento familiar, pré-natal de alto risco, patologia do trato genital inferior, Mastologia, Dermatologia, Colposcopia (exame de colo de útero), prevenção do câncer de mama, cirurgia ginecológica, ginecologia para adolescentes e pequenas cirurgias.

A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Antes da reforma, possuí  média mensal de 1.455 consultas, 190 procedimentos e 900 exames de imagem. São 44 funcionários, entre médicos, enfermeiros, auxiliares e corpo diretivo e administrativo.

MUTIRÃO

 

Caism recebeu mutirão de Dermatologia e Pequenas Cirurgias de Pele para 162 pacientes agendadas. Foto: Gislayne Jacinto

Marcando a reinauguração, o Caism recebeu neste sábado, o Mutirão de Dermatologia e Pequenas Cirurgias de Pele, exclusivamente para 162 pacientes agendadas. Os procedimentos foram realizados a partir das 8h.

As pequenas cirurgias consideram casos com lesões menores de 6 cm não recidivadas (que não tenham retornado) em pacientes com menos de 85 anos, sem histórico de cardiopatia, doenças graves descompensadas ou que façam uso de anticoagulantes.

Neste sábado ainda foram realizadas biópsias e extrações de pintas, verrugas e cistos, entre outros procedimentos. A ação seguiu a estratégia da Secretaria de Saúde de realizar mutirões de especialidades específicas, reduzindo a fila de espera pelos atendimentos – em alguns casos zerando a demanda reprimida.
O deputado estadual Thiago Auricchio (PR) participou da inauguração e ressaltou a questão da ampliação dos atendimentos no Caism. Vários vereadores e secretários também participaram do evento.

 

Caism Antonia Braido Dal’Mas fica na rua Herculano de Freitas, 200, no bairro da Fundação. Foto: Divulgação/PSCS-Letícia Teixeira