VOLTAR
  • Cidades

Cai em 45% índice de furtos de veículos em São Caetano

Queda na criminalidade foi no trimestre que dura a pandemia do coronavírus, entre março e maio, segundo dados oficiais da Secretaria de Estado da Segurança Pública

  • Cai em 45% índice de furtos de veículos em São Caetano. Foto:Divulgação/PSCS
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 13/07/2020
  • Compartilhar:

Queda na criminalidade foi no trimestre que dura a pandemia do coronavírus, entre março e maio, segundo dados oficiais da Secretaria de Estado da Segurança Pública

 

Cai em 45% índice de furtos de veículos em São Caetano. Foto:Divulgação/PSCS

 

A segurança em São Caetano do Sul teve quedas entre 32% e 50% no número de roubos e furtos de veículos no trimestre que dura a pandemia do coronavírus, entre março e maio, segundo dados oficiais da SSP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo).

O furto de veículos teve um decréscimo de 45% (120 veículos furtados em 2019 caíram para 66 em 2020), já no item roubo de veículos – crime praticado mediante grave ameaça com ou sem arma – a queda foi de 36% (de 42 veículos em 2019 para 27 em 2020).

O secretário de Segurança, Jorge Martins Salgado, analisou os dados da SSP e credita essa queda à integração das Forças de Segurança na cidade. “Em São Caetano, temos uma aproximação muito harmoniosa entre a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Guarda Civil Municipal em trabalhos de inteligência, ações e operações realizadas com objetivo de diminuir os índices de criminalidade”, comentou Salgado.

“Essa integração tem sido uma das constantes determinações do prefeito José Auricchio Júnior, que na Segurança junto da Saúde e Educação um dos pilares que colocam São Caetano no posto número 1 do IDH, por exemplo”, complementou o secretário Jorge Salgado, citando o Índice de Desenvolvimento Humano.

ATENDIMENTOS DA GCM

Em 2019, a GCM realizou 1.172 atendimentos neste trimestre e passou para 1.713 boletins de ocorrências (B.O.) neste mesmo período em 2020. Ainda este ano, foram realizadas 98 ‘Operações Visibilidade’, com viaturas diariamente posicionadas estrategicamente em locais definidos por meio de planejamento operacional, que envolveram equipes especializadas do Canil, Rotam e ROMU, além de apoio dos guardas das áreas administrativas da corporação. As ações têm como objetivo reforçar o patrulhamento preventivo, coibir práticas criminosas e ampliar a sensação de segurança dos munícipes.

A GCM está presente, também, nos bloqueios de trânsito para testagem de motoristas e passageiros contra a Covid-19, numa ação em coordenação conjunta das secretarias de Saúde, Segurança e Semob (Mobilidade Urbana). Os bloqueios são montados nos 15 bairros de forma itinerante, com oito pontos por dia e, até o final do mês de maio, foram realizados 220 bloqueios. Outro ponto em que a GCM está presente é no Drive Thru da Avenida Presidente Kennedy contra a Covid-19, operação integrada com a Fundação Procon.

Veja índices

Março a Maio  
Natureza 2019 2020 %
ROUBO – OUTROS 190 130 – 31.57
ROUBO DE VEÍCULO 42 27 – 35.71
FURTO – OUTROS 413 206 – 50.12
FURTO DE VEÍCULO 120 66 – 45.00