VOLTAR
  • Economia

Caged aponta S.Bernardo entre as 20 cidades do Brasil que mais empregaram

Balanço do governo federal entre janeiro e dezembro coloca o município em destaque no ranking nacional

  • Caged aponta S.Bernardo entre as 20 cidades do Brasil que mais empregaram.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 31/01/2023
  • Compartilhar:

Balanço do governo federal entre janeiro e dezembro coloca o município em destaque no ranking nacional

vista aérea de São Bernardo

Caged aponta S.Bernardo entre as 20 cidades do Brasil que mais empregaram. Foto: Divulgação

Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) apontam São Bernardo entre as 20 cidades do Brasil que mais criaram emprego formal com carteira assinada em 2022. O município registrou saldo positivo de 12.092 postos de trabalho entre janeiro e dezembro, ficando em destaque no ranking nacional à frente de capitais como Florianópolis, Vitória, Maceió, Aracaju, Teresina e Natal. Os números foram divulgados nesta terça-feira (31/01) pelo Ministério do Trabalho e Emprego, do governo federal.

São Bernardo ocupa a 19ª colocação do levantamento, computando, no período, estoque de 134.022 contratações e 121.930 desligamentos. O resultado favorável da cidade no ano passado se mostrou de sucesso, especialmente pelo impulso do setor de serviços, atividade econômica responsável por 82.902 admissões entre janeiro e dezembro, sendo 7.636 vagas de saldo. O comércio anotou 26.284 contratações no período, contando, por sua vez, com saldo de 1.736. A indústria teve 15,7 mil registros celetistas (saldo de 1.507), enquanto a construção viabilizou 9.064 postos (saldo de 1.214).

“O balanço de 2022 do Caged deixa claro que São Bernardo se consolidou dentro de cenário de protagonismo nacional, mediante políticas públicas implantadas de fomento à criação de novos negócios e à geração de emprego. Com leis de incentivo fiscal, desburocratização, ambiente atraente para investimento privado, num círculo virtuoso, a cidade colhe frutos positivos em todos os segmentos, desde a chegada de empresas a postos de trabalho com carteira assinada”, afirmou o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando.

O desempenho de São Bernardo no Caged corrobora com os dados divulgados, recentemente, pelo Índice de Concorrência dos Municípios (ICM), do Ministério da Economia. Classificada no estudo como melhor município para se investir na Grande São Paulo e na segunda posição do Estado de São Paulo, São Bernardo registrou a abertura de 20.367 novas empresas em 2022, o que corresponde a uma média de 1.697 por mês.

Em 2022, a Prefeitura de São Bernardo promoveu quatro feirões de emprego na cidade, nas dependências do Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib, no bairro Anchieta. Os eventos, com robusta estrutura e organização, têm atraído grandes empresas com média de 2.500 vagas por edição.

prefeito Orlando Morando no feirão de emprego

Governo do prefeito Orlando Morando realizou quatro feirões de emprego neste ano. Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin

CENÁRIO

No panorama regional, São Bernardo ficou no topo da lista. O balanço atrelado à cidade representa 40,67% do total contabilizado na esfera do Grande ABC. Dentro do cenário de São Paulo, o município foi elencado na 4ª posição no Estado, atrás apenas de Guarulhos (18.377), Barueri (15.433) e Campinas (14.642).