Grave denúncia foi feita pelo vereador Akira do Povo nesta terça-feira; animais também estão sem vermífugo e remédios para combater pulgas e carrapatos
Os cães da GCM (Guarda Civil Municipal) de Rio Grande da Serra estão sem raça desde o dia 11 de abril. A grave denúncia foi feita nesta terça-feira (16/04) pelo vereador Akira do Povo (Podemos) que fez diligências na sede da Corporação e no canil e constatou o fato publicado em suas redes sociais por meio de um vídeo.
De acordo com o parlamentar a compra não foi realizada pelo ex-secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil e atual vereador, Charles Fumagalli (PTB), irmão da prefeita Penha Fumagalli. Ele, que era vereador licenciado, estava no comando da Pasta desde 2023 e pediu demissão recentemente para voltar para a Câmara e disputar a reeleição. “Infelizmente, a prefeita Penha não se empenha e não cuida da causa animal”, disse o parlamentar.
Segundo relatos, não teria havido tempo hábil para o novo secretário Yuri Kaled ter adquirido o alimento para os cachorros.
Para não passar fome, os próprios GCMs tiveram de levar os cães para suas residências. Outra denúncia é de que os cachorros estão sem vermífugo e remédio para combater pulgas e carrapatos.
Além de problemas no Canil, o vereador Akira do Povo constatou problemas na sede da Corporação, inclusive, o vaso sanitário está sem descarga e os guardas utilizam baldes com água no banheiro.
O ABCD Jornal procurou a prefeitura que informou que o processo de compra da ração está em andamento. ” prefeitura através da Secretaria de Segurança informa que foi contratado ração e vermífugos para o ano corrente para os cães, de responsabilidade da prefeitura. Informamos também que uma nova compra está em andamento”, diz a nota oficial.