Publicado no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (11/4), um novo despacho do Governo de São Paulo confirma mais um adiamento na entrega do BRT-ABC, corredor de ônibus elétricos que ligará São Bernardo do Campo à capital paulista. Agora, a previsão oficial é de que o trecho entre em operação apenas em junho de 2026. Esta é a quinta vez que o cronograma sofre alterações. Inicialmente, a inauguração era esperada para o fim de 2022.
O sistema, iniciado em 2022, tem custo estimado de R$ 1 bilhão e prevê um corredor exclusivo de 17,3 km, operado por 92 ônibus elétricos, conectando o Terminal São Bernardo aos terminais Sacomã e Tamanduateí, na capital. A expectativa é de beneficiar mais de 170 mil passageiros por dia, com trajeto expresso de até 40 minutos.
O BRT-ABC foi anunciado em substituição à extinta Linha 18-Bronze do monotrilho, cancelada em 2019. A troca de modal ainda gera críticas de especialistas, principalmente pela diferença de capacidade e pelos constantes atrasos desde então.
A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP), emitiu a seguinte nota:
“As obras do BRT-ABC têm entrega prevista para junho de 2026, considerando ajustes no projeto original, como alterações já realizadas no traçado e a construção de pontes e viadutos, que apresentam maior complexidade técnica. A Fase 1 do BRT-ABC foi concluída conforme o cronograma, incluindo a parada Metrópole, localizada no Centro de São Bernardo. Ela conta com ar-condicionado, wi-fi, bilhetagem antecipada, embarque em nível e acessibilidade para pessoas com deficiência. Esse modelo servirá de referência para as outras 15 paradas previstas ao longo do trajeto.
Detalhes sobre a obra são diretamente com a concessionária.”
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