VOLTAR
  • Variedades

Brinquedos doados nas Estações de Coleta de Sto.André beneficiam 600 crianças

Marca foi alcançada neste sábado, durante a sexta edição do evento Gincanas Ecológicas

  • Brinquedos doados nas Estações de Coleta de Santo André beneficiam 600 crianças
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 18/06/2022
  • Compartilhar:

Marca foi alcançada neste sábado, durante a sexta edição do evento Gincanas Ecológicas

brinquedos doas a crianças

Brinquedos doados nas Estações de Coleta de Santo André beneficiam 600 crianças

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) comemora o reaproveitamento de quase mil brinquedos que foram doados nas Estações de Coleta e que, agora, levam alegria e diversão para 618 crianças, a maioria de famílias em situação de vulnerabilidade social. A marca foi alcançada neste sábado (18/06), durante a sexta edição e também aniversário de um ano do evento Gincanas Ecológicas, que permite que a criançada possa brincar, somar pontos e trocar por brinquedos.

É uma importante iniciativa para proporcionar momentos de lazer aos pequenos, mas, sobretudo, para sensibilizar sobre a importância da separação e do descarte correto de resíduos e estimular o reaproveitamento de materiais, incentivando práticas solidárias e chamando atenção para o tema consumismo.

A pedagoga Vanessa de Lima Souza, de 34 anos, estava passando na frente do Parque Antônio Fláquer (Ipiranguinha), na Vila Alzira, quando recebeu o convite para levar os seus dois filhos para participarem do Gincanas Ecológicas – foi a primeira vez que o Semasa realizou o evento em um parque do município. Vanessa só não imaginava que minutos depois poderia realizar o sonho dos meninos. “Foi uma experiência incrível, porque eu não tenho dinheiro para comprar brinquedos e eles sempre pediram um patins e uma bicicleta, e hoje conseguiram ganhar, realizar o sonho deles”, comemora Vanessa.

Além de tradicionais brincadeiras como tomba-lata, bola-cesto, caixa-surpresa e roleta da sorte, desta vez o Semasa inovou e trouxe mais duas opções de divertimento: minigolfe e the wall kids – nessa última, as crianças precisam escolher um caminho para jogar a bolinha e conseguir o maior ponto possível.

Junto ao Gincanas Ecológicas, o Semasa estreou mais uma iniciativa socioambiental: O Parque Recicla, que tem como objetivo fazer com que a população leve recicláveis para descartar corretamente nos bags disponibilizados. Além disso, a ação visa estimular o descarte adequado de óleo de cozinha. Ao levar um litro de óleo, o participante ganha um litro de sabão ecológico. O produto é produzido pelo Instituto Triângulo, a partir do reaproveitamento do óleo.

As atividades fizeram parte da programação do Junho Verde, dedicado ao meio ambiente. Até o fim do mês, o Semasa realizará outras ações, que podem ser consultadas no site da autarquia (www.semasa.sp.gov.br).

brinquedos no parque

Marca foi alcançada neste sábado, durante a sexta edição do evento Gincanas Ecológicas. Foto: Divulgação

Estações de Coleta

Santo André disponibiliza atualmente 20 Estações de Coleta para que os moradores da cidade possam doar brinquedos, roupas, calçados e acessórios. Os ecopontos ainda recebem entulho, recicláveis, móveis, estofados, colchões, óleo de cozinha (com entrega de sabão ecológico) e eletroeletrônicos. Os munícipes também podem descartar, em algumas unidades, poda de vegetação, gesso e telha de fibra de amianto. Saiba mais em bit.ly/EstacoesColeta.