VOLTAR
  • Economia

Braskem lança projeto Costura Criativa com alunas de Sto.André, Mauá e SP

Companhia realizará diversas atividades com foco em economia circular e conscientização ambiental

  • No mês do Meio Ambiente, Braskem promove ações de educação ambiental e sustentabilidade no Grande ABC.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 05/06/2023
  • Compartilhar:

Companhia realizará diversas atividades com foco em economia circular e conscientização ambiental

No mês do Meio Ambiente, Braskem promove ações de educação ambiental e sustentabilidade no Grande ABC.

No mês do Meio Ambiente, Braskem promove ações de educação ambiental e sustentabilidade no Grande ABC. Foto: Divulgação

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Braskem realiza ao longo deste mês diversas ações educativas em prol do nosso planeta.

Nesta segunda-feira (05/06) lançou o projeto Costura Criativa, desenvolvido em parceria com o Senai e a Prefeitura de Mauá. A iniciativa visa capacitar mulheres por meio da reutilização de uniformes usados pelos funcionários da petroquímica para a produção de novas peças criadas como bolsas, carteiras etc. O evento aconteceu em uma das unidades industriais da Braskem.

O programa atraiu 1.333 inscritos para 36 vagas, mas a Braskem informou que a intenção é ampliar o programa após esse projeto que teve início nesta segunda e contou com a participação de representantes da Prefeitura de Mauá e também do vereador Márcio Araújo09.

Veja vídeo com esclarecimentos de Sylvia Tabarin, gerente de Relações Institucionais da Braskem Sudeste.

Meio Ambiente

No decorrer do mês estão desenvolvidas atividades, apresentações e dinâmicas especiais voltadas para a população das comunidades onde a petroquímica está localizada. O objetivo das iniciativas é reforçar seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e socioeconômico local, além de estimular os cidadãos por meio da educação para atuarem junto em ações com foco na preservação ambiental.

Neste sábado (03/056), as crianças inscritas no projeto Embaixadores do Esporte, projeto do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) com apoio da Braskem, participaram de uma peça teatral que abordou a temática da conscientização ambiental de forma lúdica. Na ocasião, os participantes acompanhados de voluntários da companhia também realizaram o plantio de mudas ornamentais para a revitalização da área verde do Clube da empresa, em Santo André.

No dia 12 de junho, em Santo André, alunos da Escola Estadual Ivone Palma participam de uma palestra com especialista que irá falar sobre meio ambiente e a importância da educação ambiental. Eles também irão realizar, na prática, o plantio responsável de diversas mudas na área externa do colégio.  “As ações que desenvolvemos em alusão ao mês do Meio Ambiente representam mais uma série de iniciativas que visam, não somente celebrar essa data importante, que é o Dia Mundial do Meio Ambiente, como também fortalecer o compromisso que temos com a reciclagem, com a economia circular e, consequentemente, com a preservação do nosso planeta”, afirma Sylvia Tabarin, gerente de Relações Institucionais da Braskem Sudeste.

Já entre os dias 16 e 18 de junho, a Braskem patrocina o Arraial Solidário, iniciativa promovida pela Prefeitura de Santo André, pelo Fundo Social de Solidariedade e pela Secretaria de Assistência Social. Na ocasião, as pessoas serão convidadas a levar os resíduos plásticos coletados (copos, garradas, pratinhos etc) durante o evento e trocarão por brindes no stand da empresa. O evento é aberto ao público e acontece na Prefeitura Municipal de Santo André, na Praça IV Centenário.

Para finalizar as atividades, no dia 20 de junho, irá promover dois Encontros de Lideranças para falar sobre economia circular. Na ocasião, Cristiane Tolotti, Gerente de Projetos e Processos de Economia Circular da Braskem, fará um debate com os participantes. Eles também serão convidados para conhecerem o projeto Ateliê Criativo, projeto desenvolvido pela Quest em parceria com a Braskem e que realiza oficinas de reciclagem de plástico, design de objetos, geração de renda e capacitação para jovens empreendedores.

Ações permanentes de sustentabilidade nas comunidades

Além das ações pontuais em comemoração ao mês do Meio Ambiente, a Braskem investe constantemente em projetos que promovem a sustentabilidade, como o Ser+, Plastitroque e Programa Braskem de Educação Ambiental, por exemplo. Neles, a companhia procura despertar a consciência ambiental na população, ensinando e engajando o descarte correto de resíduos, discutindo a importância da reciclagem e do consumo consciente, capacitando e incluindo profissionais para a destinação correta de resíduos, entre outros. “O balanço de nossos projetos nos engaja cada vez mais a agir em prol do meio ambiente e confirmam o quanto eles são fundamentais para a formação de agentes de transformação de diversos públicos na construção de uma sociedade mais sustentável’’, afirma Sylvia Tabarin, gerente de Relações Institucionais da Braskem Sudeste.

Plastitroque

Iniciativa que busca gerar conscientização sobre a importância do descarte correto de materiais plásticos incentivando os cidadãos a trocarem seus resíduos por kits e brindes, arrecadou, no ano passado, 2,1 toneladas. Em troca, a comunidade recebeu 340 kits compostos por materiais escolares e/ou itens de alimentação, higiene pessoal e brindes.

Programa Braskem de Educação Ambiental – desenvolvido em parceria com o SESI com uma metodologia que compreende atividades interativas e vivências, workshops, dinâmicas, palestras (exposição dialogada) e passeios educativos. Cerca de 720 estudantes já foram impactados com o projeto em 2022 e, no ABC, 11 escolas participaram das edições, que ocorrem desde 2015. Em 2023 mais duas escolas estão passando a fazer parte do Programa.

Ser+

Que tem o objetivo de promover inclusão social e desenvolvimento socioeconômico dos trabalhadores das unidades de triagem de resíduos por meio do fomento ao desenvolvimento da cadeia de reciclagem nacional. Mais de 430 cooperativados no ABC Paulista já foram impactados com ações como apoio à gestão, doação de equipamentos e infraestrutura.  Além de São Paulo, a ação acontece no Rio de Janeiro, Alagoas, Bahia e Rio Grande do Sul.

Sobre a Braskem

Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 100 países