VOLTAR
  • Variedades

Braskem lança Plastitroque estendido em SP e no ABCD; Veja vídeos

Iniciativa da empresa incentiva a coleta e descarte correto de itens recicláveis pela população; moradores do Parque São Rafael são os primeiros a receberem o projeto

  • Braskem lança Plastitroque estendido em SP e no ABCD.
    Foto: Divulgação/Rogério Lorenzoni
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 21/08/2023
  • Compartilhar:

Iniciativa da empresa incentiva a coleta e descarte correto de itens recicláveis pela população; moradores do Parque São Rafael são os primeiros a receberem o projeto

A Braskem lançou nesta segunda-feira (21/08) o Plastitroque estendido nas cidades de São Paulo, Mauá e Santo André. A iniciativa que anteriormente era feita em datas específicas no ano, agora acontecerá quinzenalmente até dezembro e terá espaços físicos para troca imediata de resíduos plásticos por kits contendo produtos de alimentação, higiene e limpeza. O primeiro local a receber essa iniciativa é o bairro do Parque São Rafael, zona leste de São Paulo, na Praça do Costinha. Moradores puderam trocar seus resíduos por  kits.

“A Braskem está muito feliz de fazer do Plastitroque um projeto de longo prazo para região do Grande ABC e São Paulo. O programa busca conscientizar comunidades sobre a importância do descarte adequado de materiais plásticos e incentivar a reutilização e a reciclagem por meio de coleta seletiva, formando um ciclo sustentável por meio da economia circular. Além disso, outro importante benefício é que por meio das entregas dos kits em troca dos resíduos, apoiamos a população no acesso a itens de necessidade básica”, reforça Sylvia Tabarin, Gerente de Relações Institucionais da Braskem.

A moradora do parque São Rafael Fátima da Silva quando soube do programa foi trocar os plásticos que tinha em sua residência. “Eu gostei muito desse projeto. Fiquei sabendo somente nesta segunda-feira, mas daqui 15 dias vou juntar muito mais plástico”, afirmou a moradora que optou por produtos de limpeza.

O Plastitroque reforça o consumo consciente e o papel das cooperativas no processo de reciclagem já que os resíduos coletados no município serão destinados para as cooperativas que são parcerias do Ser+, iniciativa que promove inclusão social e o desenvolvimento socioeconômico dos trabalhadores da reciclagem e que também é desenvolvida pela companhia.

mulher trocando plástico

Braskem lança Plastitroque estendido em SP e no ABCD. Foto: Divulgação/Rogério Lorenzoni

O projeto acontece nos estados onde a Braskem tem atuação como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia e Alagoas. Somente no ano de 2022, em São Paulo e região do ABCD, a iniciativa contou com 4 edições, sendo realizadas respectivamente no Pq. São Rafael (ZL de SP), Mauá, Santo André e Rio Grande da Serra. Na ocasião, foram arrecadadas mais de 2,1 toneladas de plásticos, convertidos em mais 340 kit de alimentação e higiene. Em Cubatão, na baixada santista, a ação contou com a participação de mais de 300 pessoas, resultando no total de meia tonelada de resíduos plásticos e mais de 100 kits distribuídos aos cidadãos.

Próximos locais

Os próximos locais que receberão o projeto no dia 26/8 são: Praça Profª Adélia Aparecida Moreira de Deus, na Rua Jorge da Silva (altura do nº34), Jardim Silvia Maria – Mauá (das 9h às 12h); e na Casa de Cultura Municipal Parque São Rafael, na Rua Quaresma Delgado, 353 – Parque São Rafael – São Paulo (das 14h às 17h).