Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

Braskem adere ao Pacto pela Promoção da Equidade Racial

Companhia busca corrigir desigualdades e proporcionar um ambiente mais justo e inclusivo de trabalho para que se atinja a equidade racial 

Última atualização: 26/08/2024 10:47
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 26/08/2024
Compartilhar

Companhia busca corrigir desigualdades e proporcionar um ambiente mais justo e inclusivo de trabalho para que se atinja a equidade racial

Braskem adere ao Pacto pela Promoção da Equidade Racial
Braskem adere ao Pacto pela Promoção da Equidade Racial. Foto: Divulgação

A Braskem, Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, acaba de oficializar sua adesão ao Pacto pela Promoção da Equidade Racial, que visa adotar ações afirmativas e promover mais oportunidades para pessoas negras. O objetivo é desenvolver, por meio de iniciativas concretas, um ambiente cada vez mais diverso. “A assinatura do Pacto foi uma forma de tornar o nosso compromisso público e reafirmar a intencionalidade da companhia na pauta racial. Nossa ambição é representar a sociedade onde estamos inseridos”, afirma Débora Ferraz, gerente global de Diversidade, Equidade e Inclusão e de Ambiente e Bem-Estar na Braskem.

O Pacto é uma iniciativa que propõe implementar um protocolo de ESG racial no Brasil. E isso permitirá ao tema ser colocado no centro do debate econômico, chamando a atenção das empresas e da sociedade civil. “Precisamos entender a questão racial como uma combinação entre investimento social privado e ações afirmativas. A associação gera indicadores com base em dados reais, gera análises comparativas e fomenta a troca de experiências entre as companhias que fazem parte do pacto”, afirma Gilberto Costa, diretor executivo e co-fundador do Pacto.

A Braskem respeita a individualidade de cada integrante e não hesita em buscar maneiras de ser cada vez mais diversa e inclusiva. Atualmente, há nas unidades brasileiras da companhia 37% de integrantes negros, 41% da liderança técnica negra, 42% dos estagiários contratados também negros, mas ainda há muito a fazer. “Espero que tenhamos cada vez mais pessoas negras trabalhando conosco e que possamos nos encontrar em outros momentos como esse da assinatura do Pacto para celebrar novos e importantes avanços da nossa jornada de inclusão racial”, afirma Roberto Bischoff, CEO da Braskem.

Desde 2014, o programa de diversidade da marca tem iniciativas focadas no aumento da representatividade e no desenvolvimento das pessoas negras, além de outros grupos historicamente minorizados. E, pela primeira vez na sua história, a companhia conseguiu romper a barreira dos 37% de integrantes autodeclarados pretos ou pardos – em 2015, o número era de 28%. “O aumento de quase 10% nesse indicador se deve principalmente à intencionalidade que buscamos aplicar em todos os processos de contratação. Temos vagas afirmativas, banco de talentos negros e ações educativas que buscam dar maior clareza do contexto racial para todos os nossos integrantes”, afirma Marcelo Arantes, vice-presidente Global de Pessoas, Comunicação, Marketing e Relações com a Imprensa da companhia.

No último programa de estágio, a companhia disponibilizou a “Jornada Preta”, uma programação online com vídeos, podcasts e fóruns de discussão para capacitar os estudantes e converter em inscrições. Os resultados foram animadores: 42% das vagas foram preenchidas por pessoas negras. “Temos a preocupação de fornecer acesso às pessoas negras e incentivá-las a estarem cada vez mais inseridas no ambiente corporativo. A assinatura foi um momento único para todas as pessoas, já que irá nos impulsionar a abordar a pauta racial e a abrir muitos espaços dentro e fora da companhia”, afirma Letícia Ramos, líder da rede de afinidade de raça da Braskem – um espaço de apoio e networking que auxilia no desdobramento das ações de pautas raciais.

Conscientização em toda a companhia

A partir de 2022, a Braskem construiu um treinamento sobre o contexto histórico racial do Brasil e capacitou todos os integrantes. Esse movimento amplificou a consciência e promoveu a sensibilização entre todos. Após isso, houve uma verdadeira campanha interna de autodeclaração racial com a presença de conteúdos que ajudaram na definição da identidade racial. Hoje, todas as pessoas da empresa estão autodeclaradas de acordo com o Instituto Brasileiro de Estatística (IBGE).

E não para por aí. Existem redes de afinidades de diversos temas como Gênero, LGBTQIA+ e Pessoas com Deficiência que ajudam na discussão de pontos importantes e geram espaços de diálogo entre os integrantes.

Tags:aderênciabrakemequidade racialpactopromoção

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior resgate em paranapiacaba Corpo de Bombeiros e Águia resgatam 5 pessoas perdidas em trilha de Paranapiacaba
Próximo artigo Em Brasília, São Caetano apresentará experiência em odontologia hospitalar durante 1ª Mostra de Saúde Bucal Em Brasília, São Caetano apresentará experiência em odontologia hospitalar

Últimas notícias

Prefeito Akira Auriani anuncia Ricardo Abílio como novo secretário de Finanças de Rio Grande da Serra
Prefeito Akira Auriani anuncia Ricardo Abílio como novo secretário de Finanças de Rio Grande da Serra
23/07/2025
sede da GCM de Mauá
Mauá apresenta queda no número de crimes envolvendo celulares
23/07/2025
Com número recorde de veículos no parque Chico Mendes, Exposição de Carros Antigos de São Caetano é sucesso de público
Com número recorde de veículos no parque Chico Mendes, Exposição de Carros Antigos de São Caetano é sucesso de público
23/07/2025
Em Santo André, motociclista morre em acidente na avenida Perimetral
Em Santo André, motociclista morre em acidente na avenida Perimetral
23/07/2025
Doutor Seraphim visita Smart Sampa e projeta avanços para a segurança com o Smart Sanca
Doutor Seraphim visita Smart Sampa e projeta avanços para a segurança com o Smart Sanca
23/07/2025

Recomendadas

Hospital da Mulher de São Bernardo celebra desenvolvimento de bebê prematura com uso de órtese personalizado
São BernardoCidadesDestaque 2

Hospital da Mulher de SBC celebra desenvolvimento de bebê prematura com uso de órtese

23/07/2025
Campanha de Inverno 2025 de São Bernardo já arrecadou 30 mil peças
São BernardoCidades

Campanha de Inverno 2025 de São Bernardo já arrecadou 30 mil peças

22/07/2025
"Meu irmão agiu com monstruosidade", diz Tia de Lucas
São BernardoCidadesManchete

Tia e irmão de Lucas falam de dor e indignação: ‘Morreu porque queria ser livre”

23/07/2025
Ribeirão Pires intensifica combate a construções irregulares e degradação ambiental
Ribeirão PiresCidades

Ribeirão Pires intensifica combate a construções irregulares e degradação ambiental

22/07/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?