VOLTAR
  • Esporte

Brasileiros embarcam para preparar estrutura olímpica em Tóquio

Profissionais de logística e infraestrutura do Comitê Olímpico Brasileiro deixarão tudo pronto para a chegada dos atletas e oficiais

  • Atletas do Brasil embarcam para preparar estrutura olímpica no Japão.
    Foto: Divulgação
  • Por: Juliana Finardi
  • Publicado em: 18/06/2021
  • Compartilhar:

Profissionais de logística e infraestrutura do Comitê Olímpico Brasileiro deixarão tudo pronto para a chegada dos atletas e oficiais

Atletas do Brasil embarcam para preparar estrutura olímpica no Japão. Foto: Divulgação

Os primeiros integrantes da Missão Brasileira em Tóquio embarcaram para o Japão nesta quinta-feira (17/06) para iniciar a montagem da estrutura das nove bases de apoio do Time Brasil. São 10 profissionais de logística e infraestrutura que também passarão pela Vila Olímpica para deixar tudo pronto no prédio do Brasil antes da chegada dos oficiais e atletas. A primeira equipe brasileira a desembarcar no Japão será a canoagem slalom, no dia 6 de julho.

“Agora começamos a operação Games Time. Os primeiros integrantes da nossa missão no Japão serão fundamentais para vermos a dinâmica de controle e os protocolos estabelecidos pelos organizadores em funcionamento. Eles serão os nossos primeiros olhos em Tóquio e darão a visão real de como tudo está acontecendo. Temos total convicção de que o trabalho de montagem da estrutura inicial será bem feito para que tudo esteja pronto da melhor forma para a chegada dos nossos atletas”, afirmou Marco La Porta, chefe da Missão Brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Desde 2018, o COB enviou 20 contêineres para o Japão com mais de 20 toneladas de materiais e equipamentos esportivos para aparelhar as bases do Time Brasil, a Vila Olímpica e as demais instalações que serão utilizadas pela delegação nacional. Agora, caberá aos primeiros integrantes da Missão Brasileira a separação destes itens e o transporte para os locais, além da montagem de toda estrutura.

Entre os equipamentos esportivos enviados destacam-se: barcos e botes (vela); tatames para os esportes de combate; sacos de boxe; aparelhos de musculação; e materiais de treinamento do levantamento de pesos. Além disso, a equipe fará o recebimento e distribuição dos uniformes do Time Brasil para todos os locais onde haverá atletas. O número de itens enviados ao Japão cresceu ainda mais por conta da pandemia. Priorizando a saúde da delegação brasileira, o COB adquiriu 85 mil máscaras descartáveis, 12.500 sapatilhas TNT, 400 borrifadores de álcool e 250 aventais, entre outros produtos.

Ao todo, 333 atletas e comissões técnicas passarão pelos locais para treinamentos e simulações das operações. Além de toda estrutura para treinamento e recuperação dos atletas, o Comitê Olímpico Brasileiro dará uma atenção especial à questão da alimentação. Em todas as bases de apoio do Time Brasil haverá culinária brasileira para que o atleta se sinta em casa no Japão, além de evitar o refeitório da Vila Olímpica, considerado um possível foco de contaminação.

Atualmente com 272 vagas garantidas, a previsão é que o Time Brasil tenha entre 280 e 300 atletas nos Jogos Olímpicos de Tóquio e quase 700 pessoas em toda delegação.