ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Brasil

Vale do Ribeira inicia fase de recuperação após chuvas afetarem 2 mil pessoas

Enquanto águas recuam em parte das cidades, Sete Barras e Registro mantêm pontos de alagamento; Estado reforça assistência à saúde, apoio ao campo e resgate de documentos

Gislayne Jacinto
Última atualização: 16/09/2026 13:58
Por Gislayne Jacinto
Publicado 16/09/2026
Compartilhar
Vale do Ribeira inicia fase de recuperação após chuvas afetarem 2 mil pessoas
Vale do Ribeira inicia fase de recuperação após chuvas afetarem 2 mil pessoas. Foto: Divulgação

As fortes chuvas que atingiram o Vale do Ribeira deixaram um saldo de cerca de 2 mil pessoas afetadas e levaram seis municípios a decretar situação de emergência (Eldorado, Registro, Ribeira, Iporanga, Barra do Turvo e Piracaia). Apesar da gravidade dos alagamentos, não há registro de mortos ou feridos.

O cenário atual da região apresenta duas fases distintas: a de limpeza e o monitoramento crítico.

Panorama das Cidades

  • Em fase de normalização: Em Ribeira, Iporanga e Eldorado, o Rio Ribeira de Iguape voltou à calha normal. Sem pontos de alagamento urbanos, os moradores iniciaram a limpeza dos imóveis para retornar para casa.

  • Em alerta e com desabrigados: Em Sete Barras, Registro e Pariquera-Açu, o rio ainda registra transbordamentos, atingindo áreas rurais. A área urbana de Registro também sofre com pontos de alagamento. Ao todo, há 53 famílias desabrigadas (28 em Registro e 25 em Sete Barras).

Ações de Resgate e Estradas O Governo Estadual mobilizou 16 barcos e três helicópteros (dois Águia e um de suporte aeromédico) para alcançar comunidades isoladas. No tráfego rodoviário, gerido pelo DER-SP:

  • SP-165 (Sete Barras): Interdição total nos dois sentidos entre o km 42,5 e o km 71, sem rota alternativa.

  • SP-250 (Guapiara): No km 279, o trânsito foi liberado parcialmente apenas para veículos leves de até 6 toneladas devido a uma erosão. Veículos pesados devem utilizar as rodovias SP-252 e SP-249.

Saúde e Ajuda Humanitária A Defesa Civil e o Fundo Social enviaram mais de 7 mil itens de assistência (como cestas básicas, água, colchões e kits de higiene e limpeza) para atender 17 municípios.

Na área da saúde, a prioridade foi o envio de medicamentos profiláticos contra a leptospirose para os profissionais de resgate, 159 mil frascos de hipoclorito de sódio para tratamento da água potável nas residências e o reforço no estoque regional de soros contra acidentes com animais peçonhentos (como cobras, escorpiões e aranhas).

Emissão de Documentos e Suporte Econômico

  • Poupatempo Móvel: Uma unidade itinerante foi instalada na Praça Nossa Senhora da Guia, em Eldorado, para emitir gratuitamente a segunda via de documentos perdidos na enchente (como CIN e CNH). O atendimento ocorre por ordem de chegada, das 10h às 17h.

  • Crédito e Agronegócio: O Banco do Povo Paulista liberou atendimento emergencial para microempreendedores da região. Para os agricultores e comunidades quilombolas atingidas — com destaque para os bananais —, a Secretaria de Agricultura mobilizou técnicos e veículos 4×4 para mapear os estragos, prorrogou dívidas do FEAP com vencimento até o fim do ano e prepara uma linha emergencial de custeio.

Tags:chuvasdefesa civil do estadodesabrigadosfamíliasregistroVale do Ribeira

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior GCM apreende drogas em três ocorrências de tráfico em Diadema GCM apreende drogas em três ocorrências de tráfico em Diadema
Próximo artigo sao paulo rafinha Rafinha admite erro no planejamento e traça meta para próxima temporada

Últimas notícias ABC Paulista

cbf brasileirao sede
CBF prepara pausa no Brasileirão para Copa Feminina em 2027
09/10/2026
Brasileirão cbf
CBF oficializa o calendário para 2027; veja as datas
09/10/2026
corinthians carille
Corinthians encontra dificuldades para contratar Fábio Carille
09/10/2026
santos
Neymar poupado? Santos começa preparativos para encarar o Atlético
09/10/2026
Mistério esclarecido em Diadema: corpo encontrado não era humano, mas sim de um cachorro
Mistério esclarecido em Diadema: corpo encontrado não era humano, mas sim de um cachorro
09/10/2026

Recomendadas

Homem morre atropelado e arrastado por cerca de 900 metros por motorista de BMW em São Paulo
São PauloCidades

Homem morre atropelado e arrastado por cerca de 900 metros por motorista de BMW em São Paulo

09/10/2026
Fé no Caminho: Policiais Militares Montam Ponto de Apoio para Romeiros
Cidades

Fé no Caminho: Policiais Militares Montam Ponto de Apoio para Romeiros

09/10/2026
Santo André lança ferramenta de verificação de tempo de espera nas UPAs
Santo AndréCidades

VAR em Santo André: Prefeito Gilvan lança ferramenta de verificação de tempo de espera nas UPAs

09/10/2026
PM apreende Uno furtado e adulterado após motorista trafegar na contramão em São Caetano
São CaetanoCidades

PM apreende Uno furtado e que era usado em ações criminosas em São Caetano e SP

09/10/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?