
O presidente da CBF, Samir Xaud, voltou a circular no ambiente da Seleção Brasileira. Depois de se afastar da delegação e viajar para Orlando em meio a denúncias, o dirigente esteve presente no último treino antes do duelo contra o Haiti, nesta sexta-feira (19), e acompanhará a equipe no Lincoln Financial Field, na Filadélfia.
O afastamento estratégico da Seleção
A saída de cena ocorreu após o portal Leo Dias publicar uma reportagem apontando que Xaud teria usado a estrutura da CBF para reservas em nome de uma amiga pessoal. O veículo também mostrou um suposto encontro entre os dois em um jantar. Inicialmente, o presidente optou por se afastar do dia a dia do elenco para blindar a preparação da Seleção. Com a poeira assentada, retomou as aparições.
A disputa nos bastidores na CBF
Internamente, na entidade, avalia-se que o vazamento foi um movimento político com foco nas próximas eleições da entidade — ou até mesmo uma tentativa de abreviar o mandato de Xaud. Por isso, o presidente viajou para restabelecer pontes com federações estaduais e garantir apoio político. A confederação passou por disputas intensas nos últimos anos, e Xaud foi eleito sob a bandeira do apaziguamento.
A versão oficial
A CBF sustenta que dirigentes custeiam suas próprias despesas pessoais e que não houve uso de recursos da entidade para estadias privadas. Aliados de Xaud consideram o caso contornado, e o presidente segue no cargo sem que a crise tenha escalado a ponto de ameaçar sua permanência.
