
O ex-presidente Jair Bolsonaro confirmou, por meio de uma carta manuscrita, a pré-candidatura de seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), à Presidência da República nas eleições de 2026. O documento foi lido pelo parlamentar na manhã desta quinta-feira (25), em frente ao hospital DF Star, em Brasília.
Bolsonaro encontra-se internado na unidade de saúde onde foi submetido a uma cirurgia de correção de hérnia. O procedimento, com duração de 3h30 horas, ocorreu neste feriado de Natal.
O anúncio e o conteúdo da carta
Segundo Flávio Bolsonaro, a carta foi redigida pelo ex-presidente na Superintendência da Polícia Federal em Brasília no último dia 23 e assinada formalmente nesta quinta-feira, pouco antes de ele ser encaminhado ao centro cirúrgico. Atualmente, Jair Bolsonaro cumpre pena de mais de 27 anos de prisão em regime fechado, condenado por tentativa de golpe de Estado.
No texto, o ex-presidente justifica a escolha como uma forma de manter sua representatividade política viva:
“Diante desse cenário de injustiça e com o compromisso de não permitir que a vontade popular seja silenciada, tomo a decisão de indicar Flávio Bolsonaro como pré-candidato à presidência da República em 2026”, afirma o trecho da carta.
Em outro ponto emocional da mensagem, Bolsonaro declara estar entregando “o que há de mais importante na vida de um pai: o próprio filho, para resgatar o nosso Brasil”.

Disputa pelo espólio político
A confirmação oficial busca encerrar especulações e divergências internas dentro da direita brasileira. Desde que Bolsonaro foi declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), aliados têm disputado o capital político do ex-presidente.
Embora nomes como o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), figurem como fortes opções nas pesquisas e no mercado político, a carta lida hoje coloca Flávio Bolsonaro como o herdeiro direto e oficial da “missão” iniciada pelo pai.
Próximos passos
A expectativa agora gira em torno da recuperação de Jair Bolsonaro após a cirurgia e de como os partidos aliados, especialmente o PL, irão se articular para viabilizar a chapa de Flávio Bolsonaro nos próximos meses.
Leia a íntegra da carta
Íntegra
“Ao longo da minha vida tenho enfrentado duras batalhas, pagando um preço alto com minha saúde e família, para defender aquilo que acredito ser o melhor para o nosso Brasil.
Diante desse cenário de injustiça e com o compromisso de não permitir que a vontade popular seja silenciada, tomo a decisão de indicar Flávio Bolsonaro como pré-candidato à presidência da República em 2026.
Entrego o que há de mais importante na vida de um pai: o próprio filho, para resgatar o nosso Brasil. Trata-se de uma decisão consciente, legítima e amparada no desejo de preservar a representação daqueles que confiaram em mim.
Ele é a continuidade do caminho da prosperidade que iniciei bem antes de ser presidente, pois acredito que precisamos retomar a responsabilidade de conduzir o Brasil com justiça, firmeza e lealdade aos anseios do povo brasileiro.
Que Deus o abençoe e o capacite na liderança dessa corrente de milhões de brasileiros que honram a Deus, a pátria, a família e a liberdade”.

