VOLTAR
  • Política

Braço direito de Tite Campanella será secretária de Cultura de Tarcísio

Marília Marton é diretora administrativa da Câmara de São Caetano

  • Braço direito de Tite Campanella será secretária de Cultura de Tarcísio.
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 21/12/2022
  • Compartilhar:

 Marília Marton é diretora administrativa da Câmara de São Caetano

Marília e Tite

Braço direito de Tite Campanella será secretária de Cultura de Tarcísio.

Marilia Marton, braço direito do presidente da Câmara de São Caetano, Tite Campanella, será Secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Ela é diretora administrativa da Câmara e já foi secretária na Prefeitura durante a gestão interina no comando do Palácio da Cerâmica.

Ela foi anunciada pelo governador eleito Tarcísio de Freitas (Republicanos), na tarde desta quarta-feira (21/12).

Marília é socióloga e se formou pela PUC (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e já  atuou na chefia  de gabinete da Secretaria de Cultura  de São Paulo em 2011, na gestão do então prefeito Gilberto Kassab, que foi um apoiadores e coordenadores da campanha de Tarcísio neste ano. Kassab também será secretário de Estado.

Tarcísio de Freitas anuncia novos nomes e confirma 23 secretarias de Estado para o futuro governo de São Paulo
Governador eleito definiu a equipe que cuidará da próxima gestão estadual e fez um balanço da transição

Time completo

O governador eleito do estado de São Paulo Tarcísio de Freitas definiu o time completo dos secretários que vai trabalhar na próxima gestão do governo estadual, que começa no próximo dia 1º de janeiro. Ao todo, serão 23 secretarias, entre elas, a criação da Secretaria de Políticas para as Mulheres, que será conduzida pela vereadora Sonaira Fernandes. Também haverá uma pasta especial voltada a Projetos Estratégicos, que terá à frente Guilherme Afif Domingos, coordenador geral do trabalho de transição.

Outras novas pastas também vão compor a próxima administração estadual de São Paulo, como a Secretaria de Gestão e Governo Digital, que trabalhar firme na desburocratização e aumento da eficiência do Estado; a Secretaria de Negócios Internacionais, destinada a atrair investimentos no exterior com uma postura mais agressiva e ousada; e a Secretaria de Parcerias em Investimentos para a estruturação de uma carteira de projetos atraentes, a exemplo do que deu certo no Ministério da Infraestrutura.

“Com o anúncio do secretariado, cumpro meu compromisso de ter uma equipe técnica e focada em resultado. O que a gente viu nessa transição é que temos um Estado repleto de oportunidades que podem ser melhor exploradas, que podem trazer mais eficiência. E aí retomo uma fala que fiz durante a campanha de que é preciso acionar algumas alavancas para fazer São Paulo ir ainda mais longe. E retomo a ideia de que temos um caminho para percorrer e mostrar que São Paulo pode mais. Hoje, tenho ao meu lado um time pronto, um time extremamente qualificado, que já sabe onde quer chegar e como vai chegar onde precisamos”, avaliou o governador eleito Tarcísio de Freitas.

Resta ainda ser anunciado o futuro secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação. De acordo com o governador eleito, o escolhido já está definido, restando somente a descompatibilização do atual cargo, o que deve ocorrer nos próximos dias.

Tarcísio e secretários

Tarcísio anunia time completo para compor o secretriado a partir de 1º de janeiro. Foto: Divulgação

Sonaira Fenandes, secretária estadual de Políticas para as Mulheres
Formada em Direito, foi eleita vereadora da cidade de São Paulo com mais de 17 mil votos, em 2020. Na Câmara, esteve à frente de Projetos de Lei, como o que versa sobre o respeito dos serviços públicos à dignidade, especialmente de crianças e adolescentes, pessoas em desenvolvimento e em condição de especial fragilidade psicológica (PL 98/2021); e o que propõe tornar a liberdade religiosa inviolável enquanto direito fundamental (PL 834/2021). Criou a Frente Parlamentar em Defesa da Vida, da Família e do Direito Natural (PR 21/2021) e a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Doenças Raras (PR 45/2021).

Gilberto Nascimento Junior, secretário estadual de Desenvolvimento Social
Vereador da cidade de São Paulo, é formado pelo Colégio da Polícia Militar, cursou Relações Internacionais, além de especializações em Desenvolvimento de Projetos e Gestão Pública na University of La Verne, na Califórnia. Atualmente, é o corregedor da Câmara Municipal da capital e membro da CCJ – Comissão de Constituição e Justiça. Já atuou como secretário-adjunto de Desenvolvimento Metropolitano, secretário em exercício da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo e secretário estadual do Desenvolvimento Social.

Marília Marton, secretária estadual de Cultura e Economia Criativa
Graduada em Ciências Sociais pela PUC (SP) e mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis pela Universidade Nove de Julho. Com experiência no Poder Público, ocupou cargos relacionados à Prefeitura Municipal de São Paulo, Secretaria Estadual de Educação e, em 2011, na própria Secretaria Estadual de Cultura como chefe de gabinete. Também atuou na Secretaria de Governo da Prefeitura de São Caetano do Sul e na Câmara Municipal local.

Helena Reis, secretária estadual de Esportes
Ingressou na Academia do Barro Branco em 1989. Após os quatro anos iniciais de formação, atuou até 1994 na região central da capital paulista. Em 1995, foi transferida para Catanduva e depois São José do Rio Preto. Em 2014, foi chefe da 3ª Seção do Estado Maior e, no ano seguinte, promovida a coronel, tornando-se responsável pelo curso de formação de Sargentos e comandante do Policiamento do Interior 5 – região de São José do Rio Preto. Foi secretária-chefe da Casa Militar e responsável pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, em 2017.

Antônio Júlio Junqueira de Queiroz, secretário estadual de Agricultura e Abastecimento
Formado em Administração (Esan/FEI) e pós-graduado em Negócios Imobiliários (FAAP), foi secretário adjunto da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo entre 2007 e 2011. Atuou como tesoureiro da Sociedade Rural Brasileira de 2002 a 2007, onde também foi conselheiro até 2020. É membro do Conselho Superior do Agronegócio da FIESP, do Conselho Consultivo da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, do Conselho Deliberativo da Associtrus e do Conselho do Agronegócio da Associação Comercial de São Paulo.

Marcelo Cardinale Branco, secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação
Administrador com mestrado em Ciências pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, já foi secretário municipal de Transportes em São Paulo, quando presidiu a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transportes (SPTrans). Antes, atuou como secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, período em que também presidiu a Empresa Municipal de Urbanização de São Paulo (EMURB). Trabalhou ainda como secretário adjunto municipal e estadual de Habitação, presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado (CDHU), e diretor administrativo da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB).

Jorge Luiz de Lima, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico
Engenheiro mecânico, formado pela PUC (MG), trabalhou na Sudecap e na Vale. Foi diretor executivo da Cushman Wakefield. A partir de 1995, atuou como CEO de diversas grandes empresas em diferentes segmentos, entre elas: Semco Johnson Controls, SMV (Facilites) , Semco Serviços Integrados (holding com negócios nos segmentos de RH, BPO, Tecnologia, Serviços Financeiros e alavancagem de negócios), ISS Service Systems, AGV Logística, BRF Latam , JSL Logística e Semco Partners (holding com negócios nos segmentos de Educação, Hotel, Real Estate, Consultoria, Construção, Energia, e Serviços Financeiros). Em 2022, trabalhou como assessor especial do atual ministro da Economia Paulo Guedes. Atualmente é sócio e vice-presidente de Estratégias e Negócios do Grupo H, presidente do Conselho Internacional do Brasil Export e membro de diversos conselhos de empresas.

Marco Antonio Assalve, secretário estadual de Transportes Metropolitanos
É o atual responsável da pasta, tendo assumido o cargo em junho de 2022. Anteriormente, havia sido presidente da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), onde também atuou como diretor de operações. Também foi gerente geral e chefe de Departamento da CMTC (Companhia Municipal de Transportes Coletivos), diretor de operações da SPTrans (São Paulo Transportes) e diretor de procedimentos e logísticas e de operações da Artesp (Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo).

Fábio Prieto, secretário estadual de Justiça e Cidadania
Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) e especialista em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). É juiz federal desde 1991. Em 1998, foi promovido, por merecimento, ao cargo de desembargador do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), no qual foi presidente, corregedor e presidente do Órgão Especial, das 4ª e 5ª Turmas, dos Conselhos de Justiça e Administração e da Banca Examinadora do 14º Concurso Público para Juiz Federal Substituto. Atuou como conselheiro do Conselho da Justiça Federal durante o biênio 2014/2016, diretor conselheiro da International Association of Tax Judges (IATJ), bem como advogado e promotor de Justiça de Entrância Especial em São Paulo. Passou a atuar como Juiz Efetivo do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo(TRE/SP), em 2017.

Marcello Streifinger, secretário estadual de Administração Peniténciária
Bacharel, mestre e doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco e pelo Centro de Altos Estudos de Segurança (CAES), ambos da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Bacharel em Direito e em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em Direito Penal pela Escola Superior do Ministério Público (ESMP) de São Paulo. Foi professor de Direito no Centro de Altos Estudos de Segurança (CAES) e de Direito Penal e Direito Penal Militar. Integrou a Polícia Militar do Estado de São Paulo entre 1986 e 2020, encerrando suas atividades no posto de Coronel, tendo servido no Comando e em Batalhões da Polícia de Choque, assim como em Comando Territorial de Polícia Ostensiva e no Centro de Operações da Polícia Militar.

Guilherme Afif Domingos, secretário especial de Projetos Estratégicos
Coordenador da equipe de Transição do governador eleito Tarcísio de Freitas, foi também coordenador da agenda de campanha de Tarcísio. Entre 2019 e 2022, atuou como assessor especial de Paulo Guedes no Ministério da Economia. Formado em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia do Colégio São Luís, há mais de 40 anos trabalha pelas micro e pequenas empresas, tendo criado o Simples, sistema que beneficia milhões de pequenos e médios empresários. Foi diretor-presidente do Sebrae Nacional (2015 a 2018), presidiu quatro vezes a Associação Comercial de São Paulo, comandou a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e a Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB). No governo paulista foi secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (2011) e secretário do Emprego e Relações do Trabalho (2007 a 2010). Foi ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República (2013 a 2015) e vice-governador de São Paulo (2011 a 2014). Também foi candidato à Presidência da República em 1989.

José Vicente Santini, chefe do escritório de representação em Brasília
Bacharel e doutorando em Direito, pós-graduado em Gestão Estratégica de Organizações e mestre em Direito das Relações Internacionais. É assessor especial do presidente da República Jair Bolsonaro. Já ocupou de secretário nacional de Justiça no Ministério da Justiça, além de ter sido secretário executivo da Secretaria Geral da Presidência da República. Também trabalhou como assessor especial do Gabinete do Ministro de Estado do Meio Ambiente, secretário executivo da Casa Civil da Presidência da República, subchefe de Articulação e Monitoramento da Casa Civil da Presidência da República, chefe da Assessoria do Gabinete da Secretaria de Aviação Civil e assistente de Cooperação Institucional na Secretaria de Estudos e de Cooperação, no Ministério da Defesa.

O secretariado de Tarcísio

Secretaria de Saúde – Eleuses Paiva
Secretaria de Educação – Renato Feder
Secretaria de Governo e Relações Institucionais – Gilberto Kassab
Casa Civil – Arthur Lima
Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística – Natália Resende
Secretaria de Segurança Pública – Guilherme Derrite
Secretaria de Administração Penitenciária – Marcello Streifinger
Secretaria de Comunicação – Lais Vita
Secretaria de Fazenda e Planejamento – Samuel Kinoshita
Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Jorge Lima
Secretaria de Negócios Internacionais – Lucas Ferraz
Secretaria de Parcerias em Investimentos – Rafael Benini
Secretaria de Gestão e Governo Digital – Caio Paes de Andrade
Secretaria de Turismo e Viagens – Roberto de Lucena
Secretaria de Políticas para as Mulheres – Sonaira Fernandes
Secretaria de Justiça e Cidadania – Fábio Prieto
Secretaria de Transportes Metropolitanos – Marco Assalve
Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação – Marcelo Branco
Secretaria de Cultura e Economia Criativa – Marília Marton
Secretaria de Agricultura e Abastecimento – Antônio Junqueira
Secretaria de Desenvolvimento Social – Gilberto Nascimento Júnior
Secretaria de Esportes – Helena Reis
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – A ser anunciado nos próximos dias

*Secretaria Especial de Projetos Estratégicos – Guilherme Afif Domingos
*Chefe do escritório de representação em Brasília – José Vicente Santini
*Secretaria Extraordinária da Casa Militar e Defesa Civil (compõe a SSP) – Henguel Pereira
*Superintendência do DER (compõe a Sec. de Meio Ambiente, Transportes e Logística) –Sérgio Henrique Codelo Nascimento
*Procuradoria Geral do Estado – Inês dos Santos Coimbra
*Instituto Butantan – Esper Kallás