VOLTAR
  • Economia

Boato faz emissão de carteiras de trabalho cair 40,5% em Mauá

Prefeitura afirma que fake news diminuiu o número de solicitações de documentos na Secretaria de Trabalho Renda

  • Horário de funcionamento do PAT de Ribeirão Pires é, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.
    Foto: Divulgação/PMA
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 08/04/2019
  • Compartilhar:

Prefeitura afirma que fake news diminuiu o número de solicitações de documentos na Secretaria de Trabalho Renda

 

carteiras de trabalho

Emissão de carteiras de trabalho em Mauá cai e Prefeitura critica boatos. Foto: Divulgação/PMA

 

A Prefeitura de Mauá informou que a emissão de CTPS (Carteiras de Trabalho e Previdência Social) em 2019 caiu 40,5% na cidade. Em janeiro, foram 1.446 entregues, contra 1.066 em fevereiro e apenas 861 em março. Para o prefeito Atila Jacomussi, esse número foge do padrão, tendo em vista que a demanda é recorrente tanto na STR (Secretaria de Trabalho e Renda), que fica na Rua Jundiaí, nº 63, bairro Matriz, quanto no CPTR (Centro Público de Trabalho e Renda) Móvel, um veículo itinerante que realiza a emissão do documento em diversos bairros de Mauá.

Um dos serviços mais procurados na Secretaria de Trabalho Renda é a emissão da Carteira de Trabalho. Só em 2018 foram expedidas 5.153 primeiras vias e 5.121 segundas vias do documento, totalizando quase 10.300 unidades. No entanto, de acordo com a Prefeitura, neste ano surgiu uma fake news, popularmente conhecida como boato, de que o equipamento não estava mais fornecendo o respectivo documento. “Com isso, o número de emissão diminuiu drasticamente”, alertou a administração municipal.

O prefeito criticou a boataria. “Os boatos não podem prejudicar a população. Continuamos trabalhando normalmente e queremos manter o bom número de emissões de carteira para que os moradores de Mauá corram atrás dos seus sonhos e encontrem um emprego adequado às suas habilidades”, disse Atila.

De acordo com a STR, a segunda via não pode ser emitida apenas em caso de perda ou roubo sem a apresentação do Boletim de Ocorrência.

Além da emissão da carteira de trabalho, outros serviços também são realizados no CPTR, entre eles, encaminhamento para vagas de emprego, cursos para qualificação profissional (Corte e costura, Corte e penteado, Informática básica e Leitura e interpretação de desenhos e projetos de obras civis) e incentivo à economia solidária, fornecendo espaços em barracas no centro de Mauá para divulgação de trabalhos artesanais.

Em caso de dúvida é possível entrar em contato com a Secretaria de Trabalho e Renda pelo telefone (11) 4512-7779.